A Nissei Plastic (Japão) desenvolveu a série de máquinas injetoras híbridas verticais TWX, recomendada para a moldagem de peças técnicas compostas, contendo insertos ou tecido, normalmente destinadas ao setor automobilístico e de eletroeletrônicos. O modelo teve sua estrutura reprojetada de forma se tornar mais ergonômica e está disponível em versões com 200 ou 300 toneladas de força de fechamento.

 

O novo mecanismo de fixação da máquina, que transmite força de maneira uniforme, permitiu a redução da altura do molde em cerca de 1.000 mm em relação a modelos anteriores (foto ao lado), tornando mais fáceis a instalação do molde, a inserção e a retirada do produto, bem como a integração com robôs e manipuladores. A altura total da máquina é cerca de 10% menor do que a de modelos anteriores. O mesmo mecanismo permitiu a redução de 52% da quantidade de óleo para os circuitos hidráulicos e levou à obtenção de um layout flexível que pode acomodar robôs de retirada, robô articulado e robô de dois braços.

 

Seu projeto permite também colocar o molde para montagem em três posições diferentes, tendo em vista a mesa giratória de três estações com ampla abertura, que acomoda ferramentas complexas e de grandes dimensões, além de possibilitar a utilização de moldes com mais cavidades. A rotação da mesa e a movimentação do ejetor são acionados por servomotor, que permite obter ciclos rápidos e movimentação suave e de alta precisão.


 

A Nissei é representada no Brasil por Carlos Ushino (São Paulo, SP, telefone 11 99137-3941) e desenvolve também linhas de injetoras horizontais, em versões híbrida e totalmente elétrica, em diferentes faixas de capacidade.

 

Fotos: Nissei Plastic

 

Leia também:

Aumenta a confiança na indústria de manufatura

Mobilidade elétrica baseada na combinação de materiais


 

#NisseiPlastic #injetoras



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024