A Nissei Plastic (Japão) desenvolveu a série de máquinas injetoras híbridas verticais TWX, recomendada para a moldagem de peças técnicas compostas, contendo insertos ou tecido, normalmente destinadas ao setor automobilístico e de eletroeletrônicos. O modelo teve sua estrutura reprojetada de forma se tornar mais ergonômica e está disponível em versões com 200 ou 300 toneladas de força de fechamento.

 

O novo mecanismo de fixação da máquina, que transmite força de maneira uniforme, permitiu a redução da altura do molde em cerca de 1.000 mm em relação a modelos anteriores (foto ao lado), tornando mais fáceis a instalação do molde, a inserção e a retirada do produto, bem como a integração com robôs e manipuladores. A altura total da máquina é cerca de 10% menor do que a de modelos anteriores. O mesmo mecanismo permitiu a redução de 52% da quantidade de óleo para os circuitos hidráulicos e levou à obtenção de um layout flexível que pode acomodar robôs de retirada, robô articulado e robô de dois braços.

 

Seu projeto permite também colocar o molde para montagem em três posições diferentes, tendo em vista a mesa giratória de três estações com ampla abertura, que acomoda ferramentas complexas e de grandes dimensões, além de possibilitar a utilização de moldes com mais cavidades. A rotação da mesa e a movimentação do ejetor são acionados por servomotor, que permite obter ciclos rápidos e movimentação suave e de alta precisão.


 

A Nissei é representada no Brasil por Carlos Ushino (São Paulo, SP, telefone 11 99137-3941) e desenvolve também linhas de injetoras horizontais, em versões híbrida e totalmente elétrica, em diferentes faixas de capacidade.

 

Fotos: Nissei Plastic

 

Leia também:

Aumenta a confiança na indústria de manufatura

Mobilidade elétrica baseada na combinação de materiais


 

#NisseiPlastic #injetoras



Mais Notícias PI



Curso sobre operação de injetoras está com inscrições abertas

A Escola LF vai realizar um curso sobre operação de máquinas injetoras que terá formato presencial e on-line ao vivo.

20/01/2026


Acrilys investe em nova injetora e aumenta a produção de moldes

A empresa gaúcha adquiriu uma injetora chinesa e está otimizando seus processos produtivos, além da fabricação de moldes para injeção de plásticos. A implantação de uma matrizaria própria está nos planos.

20/01/2026


Trabalhos poderão ser enviados à ABM Week 2026 em fevereiro

Foi divulgado pela ABM o prazo para submissão de trabalhos técnicos que poderão ser apresentados na ABM Week 10, que acontece em SP.

20/01/2026