O monitoramento em tempo real do processo de fabricação de moldes é uma das demandas de empresas do setor que visam otimizar suas operações como, por exemplo, a fabricação de cavidades e de postiços para a produção de peças plásticas diversas e/ou de ferramental para o setor metalmecânico.

 

Um dos caminhos para isso é a implantação de sistemas capazes de coletar dados provenientes do chão de fábrica, que, a partir daí, processe-os de forma a construir planilhas que mostram os indicadores de produtividade e o status de equipamentos como centros de usinagem, tornos CNC, fresadoras etc., além da criação de relatórios e de controle de turnos.


A CPOP Sistemas (Joinville, SC) fornece soluções para o monitoramento desses processos, o que foi tema de uma das apresentações do 15º Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer). A companhia desenvolve sistemas para supervisão em tempo real de processos conforme as necessidades dos clientes, e durante o evento deu alguns exemplos de como eles funcionam, conforme é tratado a seguir.


 

Os dados provenientes de processos podem ser transmitidos simultaneamente para diferentes departamentos, ao passo que o relatório é gerado, o qual pode ser atualizado quando for necessário. Neste ínterim, pode-se criar painéis que mostram dados referentes à produtividade, como é mostrado na imagem acima. Assim, podem ser obtidas informações sobre o tempo de parada de máquinas e o motivo que levou a isso, por exemplo.


 

Supervisão de processos na prática

A CPOP Sistemas tem como proposta o desenvolvimento de sistemas e serviços que contribuam para a tomada de decisão no que tange à obtenção de melhorias nas operações, bem como ao planejamento para manutenção de equipamentos, controle de operações e de turnos.


Conforme informações fornecidas pela empresa, atualmente as soluções de monitoramento de processos em tempo real estão sendo usadas nas companhias Gaspec (Santo André, SP); GTF (Joinville, SC) – mostrada na foto ao lado; Lotus Moldes e Matrizes (Joinville, SC) e S. Moldes (Guarulhos, SP).

 

 Mais informações podem ser obtidas pelo site da CPOP Sistemas e pelo telefone (47) 98492-3178.


 

Imagens: CPOP Sistemas, GTF.


 

Mais notícias do setor:

 

Aumenta o uso de tecnologias digitais nas empresas de injeção

 

Sistema fornece dados sobre materiais em tempo real

 

Programa visa aumentar competitividade de empresas do ramo do plástico e ferramentarias

 

#CPOPSistemas #Indústria40 #PlásticoIndustrial #Digitalização



Mais Notícias PI



A Lecar não vai mais produzir carros elétricos, mas sim híbridos.

Montadora brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


Empresas de extrusão buscam atualização tecnológica

Ênfase no atendimento ao setor de embalagens e interesse por tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 são tendências entre as empresas que processam materiais plásticos usando o processo de extrusão.

01/07/2024


Consumo de PVC aumentou entre 2022 e 2023

Pesquisa do IBPVC e da MaxiQuim revelou que o consumo aparente de PVC no País, nos dois últimos anos, passou de 1.024 para 1.122 toneladas.

25/06/2024