Um acordo estabelecido entre o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) e o Senai Mario Amato (São Bernardo do Campo, SP) deu início a um programa de consultoria voltado para a cadeia produtiva de processamento de resinas termoplásticas.

Proporcionar a obtenção de melhor eficiência em trabalhos como formulação de matérias-primas, atualização tecnológica e em processos no chão de fábrica são algumas das premissas do programa. Ele consistirá em três fases, cujos objetivos são mencionados a seguir:
Realização de um diagnóstico nas empresas participantes visando à definição do plano de trabalho a ser executado;
Identificação de problemas frequentes no parque fabril das participantes, seguida da elaboração da proposta para a obtenção de melhorias;
Finalização da coleta e análise de dados, assim como apresentação de resultados obtidos.
Em entrevista concedida à revista Plástico Industrial, Simone Carvalho, membro do comitê técnico do PICPlast, deu mais detalhes sobre o programa: “As empresas escolhidas para participar do programa devem estar situadas em um raio de até 50 km da Escola Senai Mario Amato. Inicialmente, convidamos empresas associadas à Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado São Paulo (Sindiplast), bem como clientes da Braskem”.
Ainda de acordo com Simone, a consultoria será realizada presencialmente, e a duração prevista para cada uma das etapas varia de quatro a oito horas. “Esse é um programa-piloto e a intenção é expandi-lo para outras regiões do País. Temos nove empresas já atendidas e o objetivo é alcançar 20 empresas”, concluiu.
Melhoria na fabricação de produtos plásticos
Em comunicado à imprensa, foi informado que uma das empresas participantes do programa de consultoria é a fabricante de equipamentos de proteção individual (EPIs) Ultra Master Plug, situada no município de Diadema (SP).
Segundo Cauê Maineti, gerente da companhia, foram obtidas melhorias em alguns de seus processos produtivos: “Com o programa, conseguimos obter um aumento de 12% da produtividade na fabricação de produtos, além da redução de quase 10% do tempo de ciclo nas máquinas injetoras”.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: Pixabay
Conteúdo relacionado:
Lançamento para o ramo do plástico inclui plataforma digital e serviços
Novos polímeros com grafeno, mais resistentes e sustentáveis
#PICPlast #Senai #ProgramadeConsultoria #Plástico
Mais Notícias PI
A empresa vai intensificar o desenvolvimento de sistemas de extrusão-sopro com máquinas que operam em conjunto para a produção de embalagens com diferentes camadas de resina virgem e PCR.
16/09/2026
Estudo da consultoria MaxiQuim para o Movimento Plástico Transforma revelou um índice de 21,3% de reciclagem mecânica de plásticos, com a perspectiva de menor ociosidade das empresas. O PET lidera em volume de material e volume processado, seguido por PEAD e PP.
16/09/2026
Livro agrega estudos realizados por professores, estudantes e pesquisadores que se dedicam à promoção da sustentabilidade e pode ser baixado gratuitamente.
15/09/2026