Incentivar a fabricação de chapas de poli(metacrilato de metila) (PMMA) que estejam em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a meta do Instituto Latino-Americano do Acrílico (ILAC).

 

Para isso, o ILAC vai retomar o seu programa de certificação de qualidade de produtos desse tipo, o qual consiste na realização de testes específicos. Em resumo, o objetivo do instituto é fornecer o Selo ILAC de Qualidade aos fabricantes de chapas acrílicas aprovados nos testes. 

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, o programa de qualidade está alinhado com as diretrizes das normas NBR-ISO 7823-1, para chapas cast ou fundidas, e NBR-ISO 7823-2, para chapas extrudadas. Outro fator é que a obtenção do selo abrange a realização de testes anuais de chapas de PMMA, os quais serão conduzidos pelo Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

 

Critérios para avaliação

 

O ILAC divulgou alguns dos critérios dos testes a serem realizados como, por exemplo, envio de uma amostra de chapa cristal transparente com dimensões de 1 x 2 metros e com espessura de 4,0 milímetros. Ainda de acordo com a entidade, será avaliada a resistência à tração das amostras, bem como o seu alongamento até a ruptura. Os critérios também incluem a avaliação do módulo de tração, da resistência à flexão, temperatura de amolecimento, resistência à flexão, da espessura e da aparência.

 

Marina Vitoruzzo, presidente do ILAC, comentou que “o Selo de Qualidade ILAC não apenas ajuda as empresas a se diferenciarem, mas também fornece aos consumidores a garantia de que estão adquirindo produtos confiáveis e que eles apresentarão o desempenho esperado e a qualidade exigida”.

 

João Orlando Vian, consultor-executivo do ILAC, complementou dizendo que “o selo representa não apenas a conformidade com normas técnicas, mas também o compromisso das empresas com a qualidade e com a consistência da entrega, o que faz dele um diferencial desejável em um mercado tão competitivo como o de chapas acrílicas”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3171-0423 e pelo e-mail ilac@ilac-acrilico.org.   

 

 

Imagem: Instituto Latino-Americano do Acrílico (ILAC).

 

Leia também:

 

Processo com chapa dupla na fabricação de peças transparentes

 

Encontro vai discutir uso do grafeno em materiais plásticos

 

Fabricante de filtros investe na transformação de plásticos

 

#ABNT #ILAC #UFSCar #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024