A 12ª edição da Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico, que acontece de 13 a 16 de agosto de 2024, em Joinville (SC), promete ser mais do que uma exposição industrial, pois vai agregar iniciativas de instituições parceiras que são especializadas na disseminação de conhecimento em diferentes áreas associadas à transformação de resinas plásticas.

 

O evento acontece em um dos principais polos da indústria de transformação de plásticos do Brasil, que reúne também um número expressivo de ferramentarias voltadas para a produção de moldes para os processos de injeção e extrusão. É hoje também um evento que consegue reunir em um mesmo ambiente a cadeia completa de fornecedores do setor de plásticos.

 

A organizadora Messe Brasil realiza o evento em parceria com o Sindicato da Indústria de Material Plástico de Santa Catarina (SIMPESC) e com o patrocínio das empresas Apta e Altax7. Neste ano, espera superar o sucesso da edição anterior, em 2022, que ocupou 100% dos três pavilhões da Expoville (22 mil m²), reuniu 400 marcas e recebeu 30 mil visitantes, em um momento pós-pandemia em que foi notável o entusiasmo de expositores e visitantes.

 

Congresso, negócios e reciclagem

 

Além da feira, a Interplast deste ano terá uma programação técnica representada pelo Congresso CINTEC Plásticos 2024, no qual serão tratados temas ligados à inovação e tecnologias para a indústria de transformação de plásticos. Outro espaço que já é característico do evento é a Rodada de Negócios, que reúne fornecedores e compradores de segmentos como automotivo, embalagens e construção civil, com o objetivo de efetivar negócios. Na edição anterior, foram realizadas 586 reuniões de negócios.

 

Já a “Ilha da Reciclagem” vai mostrar na prática como funciona a revalorização de resíduos e sobras industriais de material plástico. Trata-se de um projeto educativo e voltado para a conscientização do público a respeito da necessidade de destinar corretamente os resíduos plásticos.

 

Recircula Brasil

 

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) estará presente na feira com um estande institucional em que serão promovidas ações em prol do desenvolvimento da indústria de transformação, do uso correto e da reciclagem de plásticos. Uma delas é a plataforma “Recircula Brasil”, criada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e desenvolvida pela Central de Custódia, que visa rastrear os resíduos plásticos desde a origem até sua reintegração como matéria-prima para novos produtos.

 

Metrologia em prol da qualidade

 

Favorecer a inovação e promover a melhora da qualidade dos produtos plásticos é o objetivo do Seminário de Metrologia que será realizado pela Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos para Controle da Qualidade, Ensaios e Medição (CSQI) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) durante a feira, no dia 15 de agosto.

O objetivo principal do seminário é apresentar casos de aplicação e produtos das associadas da CSQI, destacando o papel das técnicas de metrologia na promoção da melhor qualidade dos produtos. Os participantes terão a oportunidade de conhecer exemplos reais de aplicação dessas tecnologias, além de explorar as últimas novidades e tendências do setor.

 

Fórum de Economia Circular e RSday

 

Inicialmente previsto para acontecer na cidade de Canela (RS) no mês de julho, o Fórum de Economia Circular precisou ser remanejado em razão da tragédia climática que aconteceu no Rio Grande do Sul no mês de maio. Assim, foi transferido para Joinville e ocorrerá nos dias 14 e 15 de agosto.

 

A organização reafirmou seu compromisso em manter a periodicidade do evento, mesmo diante dos desafios atuais, sendo acolhida pela Interplast em seu objetivo de promover conhecimento relacionado à economia circular no setor de plásticos.

 

O fórum é organizado pela Revista Plástico Sul, junto com a Rede pela Circularidade do Plástico e com o Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS). As inscrições podem ser feitas em https://www.sympla.com.br/evento/3-forum-de-economia-circular/2376041?referrer=com.google.android.gm&referrer=www.google.com

 

Outra ação decorrente do desafio da recomposição da atividade econômica no Rio Grande do Sul é o RSday, que acontece no dia 13 de agosto, das 15 às 18 horas, com a participação de indústrias gaúchas apresentando inovações, melhores práticas em economia circular e sustentabilidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.sympla.com.br/evento/rsday/2503192

 

O credenciamento para visitação deve ser feito antecipadamente, pelo link https://www.interplast.com.br/credenciamento-interplast-feira-do-plastico/

 

 

A edição impressa de Junho/Julho da Plástico Industrial vai circular na feira Interplast. Para anunciar, informe-se pelo e-mail info@arandaeditora.com.br.

 

______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba todas as informações. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________


Leia também:

 

Expo Plásticos terá nova edição no México

 

Escola LF inicia nova série de cursos híbridos para o setor de plásticos


 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Evento sobre materiais plásticos acontece em SP

Palestras técnicas sobre plásticos de engenharia e compostos termoplásticos serão realizadas na Feiplar & Feipur.

16/07/2024


Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024