A Unigel, produtora nacional de químicos e polímeros com sede em São Paulo (SP), anunciou a criação de uma nova marca de produtos sustentáveis chamada Ecogel, uma linha de poliestireno (PS) com conteúdo de material reciclado de origem pós-consumo.
Para Wendel Souza, diretor geral de operações comerciais da companhia, “durante a pandemia, a população voltou a perceber a vantagem de utilizar materiais descartáveis como embalagens alimentícias, copos, pratos e talheres como importante medida sanitária para evitar a propagação de doenças transmissíveis como a Covid-19. Lançar um novo produto neste contexto é extremamente importante para a Unigel, para os clientes e, principalmente, para o meio ambiente”.
O produto foi lançado com o objetivo de garantir a circularidade do poliestireno na cadeia, minimizando os impactos negativos do descarte inadequado. De acordo com Souza, no primeiro produto da marca serão utilizados até 30% de material reciclado em sua composição e todo o desenvolvimento da linha será realizado por meio de parcerias com clientes, recicladores, cooperativas e brand owners.
“Queremos cada vez mais retirar este nobre material dos locais inadequados onde eles são erroneamente descartados. O consumidor final é um elo importante desta cadeia e, sem a correta destinação de materiais recicláveis para reaproveitamento não é possível ter eficiência na circularidade. Todos precisam caminhar juntos neste nosso novo desafio”, conclui Wendel.
Conteúdo relacionado:
Nanocomposto antiviral para embalagens de EPS
OCDE atualiza regras sobre negociação internacional de resíduos plásticos
#poliestireno #plasticoposconsumo #ecogel
Mais Notícias PI
O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.
12/12/2025
A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.
09/12/2025
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025