A Oerlikon Balzers, com matriz na Suíça, desenvolveu uma linha de revestimentos para moldes e matrizes para processamento de plásticos. Denominada “Balinit Triton”, a série conta com produtos à base de carbono que podem formar camadas com espessura de aproximadamente 3 micra e ser aplicados por meio de aspersão.

 

O procedimento consiste ainda na limpeza e, em alguns casos, no polimento das superfícies das ferramentas a serem tratadas, as quais também são submetidas a análises de laboratório e aplicações de plasma. Em seguida, elas são mantidas em fornos. Essa operação pode proporcionar um aumento da vida útil do ferramental de 200 a 500%. No entanto, conforme afirmou Rafael da Silva, gerente de vendas da empresa, isso dependerá tanto do tipo de material usado na confecção da ferramenta quanto das variáveis dos processos nos quais ela será utilizada. Segundo ele, os revestimentos também podem contribuir para uma melhor desmoldagem das peças.

 

Os produtos são indicados ainda para aplicação em cabeçotes de extrusão, roscas, pinos extratores e gavetas de moldes, além de equipamentos de corte e furação.

 

#revestimento #molde #injecao



Mais Notícias PI



Polímeros biodegradáveis e de base biológica em aplicações de uso único

A Milliken se uniu à GO!PHA para impulsionar a adoção de PHA, polímero biodegradável de base biológica, em embalagens de uso único.

21/01/2022


Lançamento para o ramo do plástico inclui plataforma digital e serviços

Empresa divulgou pacote de recursos digitais para conectividade no chão de fábrica a ser comercializado no Brasil.

21/01/2022


Uma rede de produção para a impressão 3D

A EOS passou a gerir sua própria rede de parceiros em manufatura aditiva, que conecta empresas de diversos portes para produzir peças impressas em 3D em larga escala.

20/01/2022