A Oerlikon Balzers, com matriz na Suíça, desenvolveu uma linha de revestimentos para moldes e matrizes para processamento de plásticos. Denominada “Balinit Triton”, a série conta com produtos à base de carbono que podem formar camadas com espessura de aproximadamente 3 micra e ser aplicados por meio de aspersão.

 

O procedimento consiste ainda na limpeza e, em alguns casos, no polimento das superfícies das ferramentas a serem tratadas, as quais também são submetidas a análises de laboratório e aplicações de plasma. Em seguida, elas são mantidas em fornos. Essa operação pode proporcionar um aumento da vida útil do ferramental de 200 a 500%. No entanto, conforme afirmou Rafael da Silva, gerente de vendas da empresa, isso dependerá tanto do tipo de material usado na confecção da ferramenta quanto das variáveis dos processos nos quais ela será utilizada. Segundo ele, os revestimentos também podem contribuir para uma melhor desmoldagem das peças.

 

Os produtos são indicados ainda para aplicação em cabeçotes de extrusão, roscas, pinos extratores e gavetas de moldes, além de equipamentos de corte e furação.

 

#revestimento #molde #injecao



Mais Notícias PI



Embalagens para alimentos serão tema de evento híbrido

Em julho a Associação Brasileira da Embalagem realizará um encontro voltado para o desenvolvimento de embalagens para alimentos.

29/06/2026


Recy-Plastech abordará conformidade regulatória e reciclagem de plásticos

A nova edição do evento terá como tema central a atuação de recicladores e transformadores em conformidade com o Decreto 12.688, que se estende às pequenas empresas a partir de julho.

29/06/2026


Plásticos estruturais. Sistema integra manufatura aditiva de grande porte, robótica e fresamento CNC.

Integração de robótica multieixos, extrusão de termoplásticos em ambiente aberto e fresamento CNC para acabamento permite a produção direta de componentes estruturais de grandes dimensões.

29/06/2026