Adalberto Rezende, da redação.
Terá início em 2 de novembro de 2026 o curso presencial “Operador de injetoras para termoplásticos”, que será realizado na Escola Senai Alvares Romi (Santa Bárbara d´Oeste, SP) às terças, quartas e quintas-feiras das 18h30 às 22h. O curso tem duração de 160 horas e o término está previsto para 10 de março de 2027.

Serão realizadas aulas sobre segurança na operação de injetoras, moldes para termoplásticos e os fundamentos dos materiais plásticos.
Os alunos também vão obter informações sobre aditivos e reforços como, por exemplo, cargas utilizadas para modificar as propriedades de resinas, assim como controle do processo.
A Escola Senai Alvares Romi está situada na Rua Vereador Sérgio Leopoldino Alves, 500, Distrito Industrial I, Santa Bárbara d´Oeste (SP). 13456-166. A instituição pode ser contatada pelo telefone (19) 3499-1450.
Curso sobre injetoras para plásticos
Em 11 de novembro de 2026 começa o curso “Injetoras para plásticos” na Escola Senai Jaguariúna (Jaguariúna, SP), que será realizado às terças e quartas-feiras das 13h às 17h, com duração de 40 horas e término programado para 15 de dezembro deste ano.
Nas aulas serão abordados temas como as características de máquinas injetoras, materiais plásticos, fontes de matérias-primas, monômeros e reação de polimerização.
O conteúdo programático abrange também a classificação de termoplásticos, termofixos e borracha, além de homopolímeros, copolímeros amorfos e semicristalinos, propriedades químicas, ópticas, mecânicas, térmicas e elétricas dos materiais.
Outros temas serão tratados nas aulas, desde as aplicações de materiais, tipos de produtos commodities e materiais de engenharia e especiais até aditivos e cargas, unidades de injeção de injetoras, unidades de fechamento e de controle, seguindo por diversos assuntos.
Endereço da Escola Senai Jaguariúna: Rua Anésia Venturini Zani, 62, Centro, Jaguariúna (SP). 13820-000. O telefone para contato com a instituição é (19) 3837-6300.
Em 2027: curso sobre máquinas para transformação de plásticos
De 13 de fevereiro a 10 de julho de 2027 a Escola Senai Almirante Tamandaré (São Bernardo do Campo, SP) vai realizar o curso “Operador de máquinas para transformação dos plásticos”. O treinamento terá formato presencial e as aulas acontecem aos sábados das 8h15 às 17h15.

A grade curricular será composta por aulas sobre os fundamentos dos materiais plásticos e operação de injetoras para plásticos, com tópicos como as características das máquinas injetoras e de moldes utilizados na fabricação de itens de diversos tipos. Também serão temas o processo de injeção e segurança na operação com injetoras.
A operação de extrusoras e máquinas sopradoras será abordada nos módulos do curso. Os temas serão divididos em aulas sobre o processo de sopro e segurança nas operações. Os alunos também terão aulas sobre extrusoras para fabricação de filme tubular, matrizes utilizadas neste tipo de processo, cabeçotes e processos de granulação de plásticos, além de outros temas.
A Escola Senai Almirante Tamandaré está situada na Av. Pereira Barreto, 456, Baeta Neves, São Bernardo do Campo (SP). 09751-000. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4331-6050.
Imagens: Divulgação.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Leia também artigos técnicos do setor de plásticos:
Metais e plásticos processados em um mesmo ferramental
Moldagem por sopro-sucção de dutos de ar para motores automotivos turbo-assistidos
A manufatura interoperável aplicada na moldagem por injeção
Mais Notícias PI
Processo desenvolvido em cooperação na Europa se baseia na segregação de resíduos de lentes contaminadas por policarbonato e poliamida, reintroduzindo o PMMA recuperado na cadeia de compostos de alto valor agregado.
20/10/2026
Materiais que se tornam mais resistentes quando têm contato com a umidade foram criados por pesquisadores de instituições dos Estados Unidos e da Espanha.
20/10/2026
Mostra apresentará avanços em PLA, PHA, biopolímeros e aditivos, além de equipamentos dedicados de extrusão, injeção e movimentação voltados à fabricação e à reciclagem.
20/10/2026