A 3D Criar (São Paulo, SP) está trazendo para o Brasil a impressora 3D desktop de alto desempenho Epsilon, voltada para o segmento industrial.

O modelo é fabricado pela espanhola BCN3D, sediada em Barcelona, e foi lançado na última edição da Formnext, evento mundial sobre manufatura aditiva, que aconteceu no final de 2019 em Frankfurt (Alemanha).

A Epsilon é a terceira geração de impressoras com tecnologia FDM/FFF da empresa, e promete revolucionar o setor industrial ao conjugar robustez e durabilidade, permitindo o trabalho com materiais de alto desempenho.

A BCN3D é conhecida pela fabricação de impressoras com cabeçote duplo e com sistema de extrusora dupla independente (IDEX), capaz de aumentar a produtividade normal. Especialmente para peças complexas com suportes solúveis, a nova máquina possui melhor desempenho do que modelos anteriores com a sua área de trabalho. O volume de impressão é de 420 x 300 x 400 mm, com um gabinete completo e recursos para aquecimento passivo da câmara. A impressão pode ser feita a partir de projetos em nuvem, acessados pelo serviço BCN3D Cloud.


Parceria no desenvolvimento de materiais
 

Outro fato importante é a associação da empresa espanhola com gigantes do segmento de polímeros para a otimização de perfis de impressão: a BASF e a Mitsubishi Chemical colaboraram no desenvolvimento e fornecimento de materiais que permitem a produção de peças finais em nível fabril, com repetibilidade. É possível imprimir, por exemplo, materiais de alto desempenho, como a poliamida resistente a alta temperatura – 198ºC – (PAHT CF15) ou com fibra de carbono, além de polipropileno com fibra de vidro.


 

foto:Epsilon, impressora espanhola com grande volume de impressão e capacidade de produção em nível fabril

 



Mais Notícias PI



3D CRIAR inicia a fabricação de filamentos de alto desempenho

Atender às necessidades do setor de assistência à produção fez com que a empresa optasse por fabricar localmente os filamentos de alto desempenho que utiliza em suas atividades.

13/12/2023


Instituto Mauá inaugura espaço para projetos multidisciplinares

Fab Lab Móvel é o nome da unidade recém-inaugurada, que faz parte de uma rede global de desenvolvimento de projetos que incluem a cultura maker.

06/10/2023


Manufatura aditiva de polímeros será tema de curso

ABPol promove o curso “Princípios de manufatura aditiva de polímeros”, que será ministrado por professores da UFSCar e do IFSP.

19/09/2023