A edição deste ano da feira K vai contar novamente com uma ala destinada às start ups, empresas que estão despontando no mercado e trazendo propostas inovadoras.

 

Um dos destaques deste ano será a holandesa Paques Biomaterials, que desenvolveu um bioplástico compostável do tipo poli(hidroxialcanoato) (PHA) obtido pelo processo de fermentação de lixo orgânico. Em sua apresentação durante o evento K Preview, no mês de junho (foto), executivos da empresa enfatizaram que é possível obter o PHA de qualquer resíduo orgânico. “Se houver carbono, é possível produzir PHA”, definiu João Sousa, líder do setor de desenvolvimento tecnológico da Paques, informando que as bactérias que acumulam o PHA estão presentes inclusive nos sistemas de tratamento de água.

 

Ele explicou que normalmente o material é obtido a partir do óleo de palma ou cana de açúcar, o que reacende o debate sobre utilizar matéria-prima com potencial para a produção de alimentos para fazer materiais plásticos. Ao utilizar o lixo orgânico, não há espaço para essa discussão.

 

O processo patenteado de fermentação utilizado pela Paques foi criado na Universidade Técnica de Delft, na Holanda, em 2011 e vem sendo desenvolvido desde então. Hoje atuam na equipe de pesquisa cerca de 20 bioengenheiros empenhados em tornar viável a produção em larga escala. No final de 2024 a empresa assinou um memorando de entendimento com a recicladora de papel Eska, pertencente ao grupo europeu de embalagens RDM, para a montagem da primeira planta de produção de PHA a partir da água do processamento da indústria de papel, que contém grande quantidade de resíduos orgânicos.

Inicialmente foram desenvolvidas as linhas de bioplásticos Caleyda (foto) e Aleyda, que passarão a ser comercializadas globalmente em 2028, com foco nas aplicações em que a biodegradabilidade seja uma características importante, como é o caso de filmes para setores como agricultura e construção, entre outros.

 

Acompanhe as atualizações semanais sobre a Feira K no hub de conteúdo K 2025 no portal da Plástico Industrial.

 

________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________

 

 

Imagens: Paques e Messe Dusseldorf/Constanze Tillmann

 

 

Leia também:

 

 

Reforço cerâmico e fibra de carbono ampliam as aplicações dos plásticos de base biológica

 

 

Uma solução compostável para os sachês individuais

 

 

 



Mais Notícias PI



Bioplásticos. Novo levantamento aponta expansão do mercado global.

Melhoria de desempenho e desenvolvimento de novas aplicações estão fortalecendo o mercado dos plásticos de base biológica em nível global.

08/12/2025


Bioplásticos serão tema de curso on-line

O Conselho Regional de Química IV Região (SP) segue com inscrições abertas para um curso sobre bioplásticos que acontece em novembro.

28/10/2025


Algas marinhas e grafeno na composição de um novo material plástico

Doutoranda da Universidade de Caxias do Sul (RS) desenvolveu um material plástico biodegradável composto por algas marinhas e grafeno.

23/09/2025