A edição deste ano da feira K vai contar novamente com uma ala destinada às start ups, empresas que estão despontando no mercado e trazendo propostas inovadoras.

 

Um dos destaques deste ano será a holandesa Paques Biomaterials, que desenvolveu um bioplástico compostável do tipo poli(hidroxialcanoato) (PHA) obtido pelo processo de fermentação de lixo orgânico. Em sua apresentação durante o evento K Preview, no mês de junho (foto), executivos da empresa enfatizaram que é possível obter o PHA de qualquer resíduo orgânico. “Se houver carbono, é possível produzir PHA”, definiu João Sousa, líder do setor de desenvolvimento tecnológico da Paques, informando que as bactérias que acumulam o PHA estão presentes inclusive nos sistemas de tratamento de água.

 

Ele explicou que normalmente o material é obtido a partir do óleo de palma ou cana de açúcar, o que reacende o debate sobre utilizar matéria-prima com potencial para a produção de alimentos para fazer materiais plásticos. Ao utilizar o lixo orgânico, não há espaço para essa discussão.

 

O processo patenteado de fermentação utilizado pela Paques foi criado na Universidade Técnica de Delft, na Holanda, em 2011 e vem sendo desenvolvido desde então. Hoje atuam na equipe de pesquisa cerca de 20 bioengenheiros empenhados em tornar viável a produção em larga escala. No final de 2024 a empresa assinou um memorando de entendimento com a recicladora de papel Eska, pertencente ao grupo europeu de embalagens RDM, para a montagem da primeira planta de produção de PHA a partir da água do processamento da indústria de papel, que contém grande quantidade de resíduos orgânicos.

Inicialmente foram desenvolvidas as linhas de bioplásticos Caleyda (foto) e Aleyda, que passarão a ser comercializadas globalmente em 2028, com foco nas aplicações em que a biodegradabilidade seja uma características importante, como é o caso de filmes para setores como agricultura e construção, entre outros.

 

Acompanhe as atualizações semanais sobre a Feira K no hub de conteúdo K 2025 no portal da Plástico Industrial.

 

________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________

 

 

Imagens: Paques e Messe Dusseldorf/Constanze Tillmann

 

 

Leia também:

 

 

Reforço cerâmico e fibra de carbono ampliam as aplicações dos plásticos de base biológica

 

 

Uma solução compostável para os sachês individuais

 

 

 



Mais Notícias PI



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025