O Centro de Competência em Manufatura (CCM) do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA, de São José dos Campos, SP) disponibilizou em seu site um Guia de fabricação de EPIs baseado em normas e regulamentações, consolidando informações relevantes para quem quer contribuir com  a fabricação e doação de máscaras protetoras do tipo escudo (face shield)

O documento foi criado a partir das experiências de várias entidades participantes de uma rede colaborativa, compilando informações sobre regulamentação e também dicas de processos de impressão 3D. 

O CCM é um laboratório do ITA especializado em todas as etapas do ciclo de vida de produto. Realiza pesquisas voltadas para o desenvolvimento da indústria, fomentando a inovação na área de manufatura com base nos processos de fabricação por usinagem e manufatura aditiva; automação (robótica, mecatrônica, controle); metrologia; manufatura digital (otimização da fábrica e redução de custos) e análise estrutural. O guia pode ser baixado aqui.

 

 

Ilustração: Verônia Popov (Face Shield for life)

#faceshields

#impressão3D

 



Mais Notícias PI



Mercado de manufatura aditiva de polímeros projeta US$ 22 bilhões até 2030

Estudo constatou a demanda aquecida por resinas especiais e pós de PA (nylon), impulsionando a base instalada e o consumo de insumos na indústria.

01/09/2026


Novo filamento de PLA tem mais resistência mecânica e a estabilidade térmica

O insumo desenvolvido pela Polymaker apresenta resistência ao impacto duas vezes superior à do PLA convencional e suporta até 150 °C em ambientes sem carga, mantendo os parâmetros operacionais de impressão do PLA padrão.

28/07/2026


Plásticos estruturais. Sistema integra manufatura aditiva de grande porte, robótica e fresamento CNC.

Integração de robótica multieixos, extrusão de termoplásticos em ambiente aberto e fresamento CNC para acabamento permite a produção direta de componentes estruturais de grandes dimensões.

29/06/2026