O Centro de Competência em Manufatura (CCM) do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA, de São José dos Campos, SP) disponibilizou em seu site um Guia de fabricação de EPIs baseado em normas e regulamentações, consolidando informações relevantes para quem quer contribuir com  a fabricação e doação de máscaras protetoras do tipo escudo (face shield)

O documento foi criado a partir das experiências de várias entidades participantes de uma rede colaborativa, compilando informações sobre regulamentação e também dicas de processos de impressão 3D. 

O CCM é um laboratório do ITA especializado em todas as etapas do ciclo de vida de produto. Realiza pesquisas voltadas para o desenvolvimento da indústria, fomentando a inovação na área de manufatura com base nos processos de fabricação por usinagem e manufatura aditiva; automação (robótica, mecatrônica, controle); metrologia; manufatura digital (otimização da fábrica e redução de custos) e análise estrutural. O guia pode ser baixado aqui.

 

 

Ilustração: Verônia Popov (Face Shield for life)

#faceshields

#impressão3D

 



Mais Notícias PI



Investimento em reciclagem

Gestora de resíduos europeia investe em maquinário para ampliar a oferta de reciclados obtidos a partir do plásticos flexíveis e rígidos.

11/08/2020


Momento pós-pandemia favorece o mercado de itens de lazer

Fabricante de gelcoat para acabamento de piscinas já percebe aumento de demanda por este item.

10/08/2020


Cresce o interesse em tecnologia digital

Estudo abordou os tipos de tecnologia digital que estão no radar da indústria de manufatura, e trouxe um panorama das áreas em que eles poderão ser usados.

06/08/2020