O Centro de Competência em Manufatura (CCM) do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA, de São José dos Campos, SP) disponibilizou em seu site um Guia de fabricação de EPIs baseado em normas e regulamentações, consolidando informações relevantes para quem quer contribuir com  a fabricação e doação de máscaras protetoras do tipo escudo (face shield)

O documento foi criado a partir das experiências de várias entidades participantes de uma rede colaborativa, compilando informações sobre regulamentação e também dicas de processos de impressão 3D. 

O CCM é um laboratório do ITA especializado em todas as etapas do ciclo de vida de produto. Realiza pesquisas voltadas para o desenvolvimento da indústria, fomentando a inovação na área de manufatura com base nos processos de fabricação por usinagem e manufatura aditiva; automação (robótica, mecatrônica, controle); metrologia; manufatura digital (otimização da fábrica e redução de custos) e análise estrutural. O guia pode ser baixado aqui.

 

 

Ilustração: Verônia Popov (Face Shield for life)

#faceshields

#impressão3D

 



Mais Notícias PI



Decreto dos plásticos. Afinko lança pacote de serviços para apoiar transformadores e recicladores na adequação.

Com a extensão das metas de logística reversa e conteúdo reciclado para pequenas e médias empresas a partir de julho, laboratório paulista lança pacote de serviços de ensaios e consultoria técnica para apoiar transformadores, recicladores e proprietários de marcas a comprovar a rastreabilidade e garantir conformidade com as novas regras.

11/06/2026


Injetora de bancada, um elo entre o protótipo e a escala industrial

Com recursos equivalentes aos de máquinas de grande porte, a injetora automática da APSX ocupa menos espaço fabril e prioriza a precisão dimensional das peças moldadas.

09/06/2026


Curso on-line terá o PVC como tema

O Instituto Brasileiro do PVC lançou o curso Tecnologia do PVC em formato on-line, com aulas semanais a partir de agosto.

09/06/2026