O Centro de Competência em Manufatura (CCM) do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA, de São José dos Campos, SP) disponibilizou em seu site um Guia de fabricação de EPIs baseado em normas e regulamentações, consolidando informações relevantes para quem quer contribuir com  a fabricação e doação de máscaras protetoras do tipo escudo (face shield)

O documento foi criado a partir das experiências de várias entidades participantes de uma rede colaborativa, compilando informações sobre regulamentação e também dicas de processos de impressão 3D. 

O CCM é um laboratório do ITA especializado em todas as etapas do ciclo de vida de produto. Realiza pesquisas voltadas para o desenvolvimento da indústria, fomentando a inovação na área de manufatura com base nos processos de fabricação por usinagem e manufatura aditiva; automação (robótica, mecatrônica, controle); metrologia; manufatura digital (otimização da fábrica e redução de custos) e análise estrutural. O guia pode ser baixado aqui.

 

 

Ilustração: Verônia Popov (Face Shield for life)

#faceshields

#impressão3D

 



Mais Notícias PI



Novos cursos online sobre plásticos têm inscrições abertas

ABPol divulgou uma programação de cursos da área de polímeros que serão realizados nos próximos meses.

12/01/2022


Empresa brasileira de aditivos antimicrobianos parte para internacionalização

Desenvolvedora de aditivos antimicrobianos baseados em nanotecnologia, a Nanox foi selecionada para integrar um programa que promoverá a sua inserção no mercado global.

22/10/2021


Pesquisa indica que investir em tecnologia é um caminho para enfrentar a crise

CNI divulgou estudo que mostrou que 88% das indústrias que adotaram o uso de tecnologia durante a pandemia obtiveram bons resultados.

22/10/2021