O Centro de Competência em Manufatura (CCM) do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA, de São José dos Campos, SP) disponibilizou em seu site um Guia de fabricação de EPIs baseado em normas e regulamentações, consolidando informações relevantes para quem quer contribuir com  a fabricação e doação de máscaras protetoras do tipo escudo (face shield)

O documento foi criado a partir das experiências de várias entidades participantes de uma rede colaborativa, compilando informações sobre regulamentação e também dicas de processos de impressão 3D. 

O CCM é um laboratório do ITA especializado em todas as etapas do ciclo de vida de produto. Realiza pesquisas voltadas para o desenvolvimento da indústria, fomentando a inovação na área de manufatura com base nos processos de fabricação por usinagem e manufatura aditiva; automação (robótica, mecatrônica, controle); metrologia; manufatura digital (otimização da fábrica e redução de custos) e análise estrutural. O guia pode ser baixado aqui.

 

 

Ilustração: Verônia Popov (Face Shield for life)

#faceshields

#impressão3D

 



Mais Notícias PI



3D CRIAR inicia a fabricação de filamentos de alto desempenho

Atender às necessidades do setor de assistência à produção fez com que a empresa optasse por fabricar localmente os filamentos de alto desempenho que utiliza em suas atividades.

13/12/2023


Instituto Mauá inaugura espaço para projetos multidisciplinares

Fab Lab Móvel é o nome da unidade recém-inaugurada, que faz parte de uma rede global de desenvolvimento de projetos que incluem a cultura maker.

06/10/2023


Manufatura aditiva de polímeros será tema de curso

ABPol promove o curso “Princípios de manufatura aditiva de polímeros”, que será ministrado por professores da UFSCar e do IFSP.

19/09/2023