A Proquitec (Vargem Grande Paulista, SP) comercializa o Therpol, um material termoplástico desenvolvido a partir da borracha obtida da seringueira, que tem sido testado em várias aplicações, podendo atuar tanto como elastômero para a moldagem de artigos diversos, mas também como aditivo biomodificador capaz de recuperar as propriedades mecânicas dos plásticos reciclados.

 

Sidnei Nasser, pesquisador que desenvolveu o Therpol, informou que o material “é um termoplástico inovador e disruptivo, que pode ser moldado em máquinas injetoras convencionais para a fabricação de artigos de borracha como solados, alças de sandálias, autopeças, tapetes, componentes para o setor agrícola, entre outros”.

 

Como modificador, pode ser adicionado a termoplásticos como PP, PS, PEAD, PEBD, PA, PLA, PET, ABS e PMMA (acrílico), em proporções recomendadas a cada caso. Combinado com o PP, o material permite a substituição da poliamida 66 (PA 66) em aplicações para trabalho abaixo de 130°C. “Pela primeira vez foi possível trazer o uso da borracha de seringueira aos materiais plásticos, conferindo a eles propriedades como resistência ao impacto, elasticidade, flexibilidade, resistência a baixas temperaturas e toque emborrachado (grip)”, complementou Nasser. Durante a feira Interplast, realizada em Joinville (SC) no mês de abril último, foi demonstrado o desempenho de um filme stretch para paletização, um PELBD reciclado, cuja formulação recebeu adição do elastômero Therpol, o que permitiu alcançar um percentual de estiramento de 425%.

 

A moldagem do Therpol tem sido testada e validade por meio de uma parceria com a fornecedora de injetoras Tsong Cherng, que aposta no uso da matéria-prima renovável pelos processos de injeção, extrusão, rotomoldagem e termoformagem. O vídeo abaixo traz mais detalhes sobre o desenvolvimento e uso do Therpol:


 

 



 

A biotecnologia empregada no desenvolvimento do Therpol é objeto de patente no Brasil, Estados Unidos, Europa, Colômbia, Taiwan, Índia, Coreia do Sul e China.

 

Foto:Therpol


 

Conteúdo relacionado:

 

Consórcio de pesquisa sobre bioplásticos relata resultados

 

A caminho do PET de origem renovável


 

#Therpol

 



Mais Notícias PI



Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


Silo-bolsa da Lonax já está disponível para comercialização

A empresa anunciou sua entrada no mercado de silos-bolsa e integrou novos produtos ao seu portfólio.

22/07/2025


Lindner inaugura subsidiária LATAM em São Paulo

A fabricante austríaca de equipamentos para reciclagem anunciou a criação de sua subsidiária dedicada ao mercado latino-americano, que terá sede na capital paulista.

22/07/2025