As ações voltadas para o achatamento da curva de disseminação do coronavírus estão ganhando cada vez mais adeptos que atuam na área de plásticos e promovendo também a reavaliação da importância do uso de produtos de uso único feitos com esses materiais no atual cenário. Assim, a instituição socioambiental Plastivida passou a coordenar frentes de trabalho que consistem na distribuição gratuita de embalagens, colheres, garfos e facas, além de recipientes para o acondicionamento de alimentos, para entidades que realizam programas sociais.

 

Programa de doações levará utensílios plásticos para população carente

 

A iniciativa recebeu a aprovação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, e até o momento, os esforços estão sendo direcionados para a rede de restaurantes Bom Prato e para o programa Vivaleite. A equipe de colaboradores é formada atualmente por empresas que fornecem resinas, embalagens e utensílios poliméricos, assim como as que prestam serviços de moldagem de plásticos por injeção. Entre elas estão Braskem, Copobras, Knauf, Meiwa e Plastfesta. No entanto, os responsáveis pelo programa têm interesse em ampliar o leque de parcerias e estão abertos a propostas.

 

De acordo com o presidente da Plastivida, Miguel Bahiense, um dos objetivos desta iniciativa é incentivar a redução do uso de produtos reutilizáveis que podem propiciar a propagação da Covid-19 se não forem higienizados corretamente. “Se os plásticos de uso único foram criados para aumentar a higiene e a segurança das pessoas, por que não podemos criar novos hábitos de consumo responsável e descarte adequado para que possamos continuar usando esses produtos em nosso benefício? Se, durante a pandemia do Covid-19, aprendemos a lavar as mãos adequadamente, acredito que somos perfeitamente capazes de adquirirmos os hábitos de contribuir para a reciclagem com descarte correto de produtos, pensando preventivamente em nossa saúde e na saúde do planeta”, comentou.

 

As empresas ou instituições interessadas em ingressar nos trabalhos de doação podem entrar em contato pelo e-mail claudiaveiga@plastivida.org.br.

 

Foto: Plastivida
 

Conteúdo relacionado:

Notícias sobre o setor de reciclagem de plásticos

Guia de recicladores de plásticos

 

#Doacaodeutensiliosplasticosparaprogramassociais #Plásticos #Plastivida #Covid-19



Mais Notícias PI



Máquinas de autoatendimento incentivam a reciclagem de embalagens

Mais dez unidades da chamada Retorna Machine são instaladas em pontos da cidade de São Paulo, pela Ambev e Triciclo-Ambipar, que incentiva a troca de embalagens pós-consumo por serviços e créditos.

19/01/2022


Sachês pós-consumo transformados em itens esportivos

Projeto que integra a Boomera e a marca Nescau resultou na reciclagem de resina pós-consumo, proveniente de embalagens flexíveis, em itens esportivos, os quais foram doados a organização beneficente.

14/01/2022


Empresa supera sua meta de uso de material reciclado

A SC Johnson superou sua meta de uso de 15% de plástico reciclado em suas embalagens quatro anos antes do previsto e, agora, quase dobra a aposta para usar 25% até 2025.

12/01/2022