A alemã trinamiX, subsidiária da BASF e fornecedora de sistemas de espectroscopia móvel, anunciou o desenvolvimento de uma nova nova aplicação projetada especificamente para identificar filmes plásticos multimateriais e monomateriais.

 

A apresentação foi feita na Conferência de Reciclagem e Sustentabilidade de Plásticos na Europa (PRSE), que aconteceu entre 19 e 20 de junho, em Amsterdam (Holanda). O novo aplicativo foi desenvolvido especificamente para identificar a composição de filmes plásticos, os quais requerem tecnologias de reciclagem diferentes, mas não podem ser facilmente diferenciados apenas pela observação a olho nu.

 

A solução móvel da trinamiX (foto) fornece informações sobre o material dos filmes ao apertar de um botão e pode ser usada por recicladores durante a inspeção de entrada de mercadorias. "Os recicladores podem agora avaliar diretamente se os resíduos plásticos oferecidos são recicláveis e qual processo de reciclagem é o correto. Isso significa que mais filmes podem ser devolvidos à cadeia, evitando que sejam incinerados por terem composição desconhecida” comentou Adrian Vogel, líder do segmento de economia circular da trinamiX.

 

 

O trinamiX conta com recursos de análise avançada de dados em nuvem e um portal do cliente para gerenciar resultados, baixar relatórios e exportar dados. Pode identificar com segurança mais de 30 tipos de plásticos, incluindo commodities e plásticos de engenharia, além de quantificar misturas de polietileno (PE e polipropileno (PP).

 

 _____________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________



 

 

 

Imagem: BASF/trinamix

 

 

Leia também:

 

 

Selo vai identificar produtos contendo grafeno

 

Equipamento retira automaticamente arames de fardos de material reciclável

 

 

#trinamiX

#BASF



Mais Notícias PI



Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025


O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025