O Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico (Espanha) está participando de um projeto que visa ao desenvolvimento de bioplásticos que poderão ser usados na fabricação de embalagens com propriedades antimicrobianas, as quais serão utilizadas para acondicionar cosméticos, produtos para cuidados pessoais, entre outros.

 

Aimplas divulga informações sobre projeto que visa ao desenvolvimento de biopolímeros e embalagens antimicrobianas

Trata-se de um projeto chamado BeonNAT, a ser realizado por um consórcio do qual fazem parte empresas e centros de pesquisa da Europa. Os trabalhos encabeçados pelas instituições participantes também incluem o desenvolvimento de materiais poliméricos antivirais que serão destinados à fabricação de produtos para pets como, por exemplo, areia que absorve a urina de animais domésticos.


Uma das frentes de trabalho do consórcio envolve o plantio e cultivo de árvores e outras plantas selecionadas, que, de acordo com informações divulgadas pelo instituto espanhol, servirão como fonte de fornecimento de biomassa para a indústria de transformação. 


Entre as funções do Aimplas no projeto está a produção de poli(ácido láctico) (PLA), que será realizada a partir do processamento de açúcares fermentáveis ​​e resíduos de biomassa, e o encapsulamento de sílica e óleos, os quais poderão ser adicionados à formulação de embalagens antimicrobianas e de areias absorventes.


Em comunicado à imprensa, o instituto informou que em um primeiro momento os trabalhos serão realizados em regime de projeto-piloto, em que os bioplásticos e embalagens serão submetidos a testes. Também serão conduzidos estudos sobre a composição e o processamento dos bioplásticos, visando à otimização de operações e do produto final.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui e no site do instituto. 


 

Imagem: Aimplas


 

 

Confira mais notícias:

 

PCR brasileiro certificado no mercado europeu

 

Grade de PP para fabricação de embalagens de alimentos

 

#Aimplas #BeonNAT #Bioplásticos #PI



Mais Notícias PI



Curso gratuito sobre plásticos no Colégio Técnico de Campinas

Instituição vinculada à Unicamp oferece treinamento presencial com duração de dois anos, ministrado nos períodos matutino e noturno. Professores do colégio comentaram sobre o conteúdo do curso e o tipo de público para o qual ele é recomendado.

20/02/2024


Covestro inaugura unidade para produzir anilina de base biológica

Insumo utilizado na produção do MDI, precursor do poliuretano, a anilina de base biológica vai contribuir para reduzir a pegada de carbono da cadeia de produção desse material.

20/02/2024


Compostos e Arkema firmam parceria no fornecimento de polímeros especiais

Materiais especiais da desenvolvedora francesa passaram a ser comercializados pela distribuidora paulista, que tem unidade também em Caxias do Sul (RS).

20/02/2024