Adalberto Rezende, da redação.

 

 

A Polo Films, com escritório comercial em São Paulo (SP), desenvolveu uma linha de filmes fabricados em polipropileno biorientado (BOPP) que têm a capacidade de impedir a proliferação de microrganismos causadores de doenças.

 

Empresa brasileira lançou linha de filmes plásticos capazes de impedir a ação de vírus e bactérias

A série de produtos chamada de FlexProtec conta com filmes que tiveram adicionados à sua cadeia polimérica nanomateriais à base de íons de prata (exemplo mostrado na imagem), o que lhes confere propriedades antivirais cuja eficácia foi constatada após a realização de testes laboratoriais na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

 

Essa informação foi fornecida por Rodrigo Chaves Serafini, engenheiro de pesquisa e desenvolvimento sênior da companhia, que falou mais sobre as características dos filmes em entrevista concedida à revista Plástico Industrial.

 

Ele explicou como os produtos passaram a ter propriedades virucidas e comentou sobre outras de suas características: “a tecnologia incorporada aos filmes da família FlexProtec, teoricamente, pode ser utilizada em todos os tipos de filmes que produzimos, pois o diferencial consiste no acréscimo da propriedade antimicrobiana ao produto, sem alterar suas características. Pegando como exemplo o filme COEX, codinome 20TSY32, acrescentamos a especialidade PRO, de proteção, obtendo o filme 20TSY.PRO32”. 

 

Além disso, a durabilidade das propriedades antivirais dos filmes não corre risco de ser comprometida durante o seu processamento, e nem mesmo se eles forem submetidos a condições críticas de abrasão ou molhamento, em caso de exposição a ambientes úmidos e/ou com formação de gelo, por exemplo. 

 

Rodrigo explicou o porquê disso: “os íons de prata são incorporados à matéria-prima que é utilizada na formulação da estrutura do filme, sendo assim totalmente inertes às condições de processamento e trabalho ao longo da cadeia de produção. 

 

Os filmes com propriedades antivirais serão comercializados em versões com diferentes espessuras e com tratamento superficial para impressão e/ou laminação. O entrevistado também comentou que a companhia está aberta a propostas para a formação de parcerias para o desenvolvimento de filmes plásticos com capacidade para inativar vírus, bactérias e fungos. “Há projetos em desenvolvimento que poderão ser divulgados em breve”, concluiu.

 

Mais informações sobre produtos indicados para a formulação de resinas termoplásticas como aditivos e cargas podem ser obtidas em nossa seção de guias

 


 

Imagem: Polo Films/Divulgação



 

Conteúdo relacionado:

 

Investimento milionário voltado para a economia circular de plásticos

 

Epóxi à base de plantas permite a reciclagem de fibra de carbono

 

#FilmeAntiviral #BOPP #Covid19 #Plástico

 



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Expansores para PVC são testados por fornecedora de compostos

Empresa paulista compartilha informações sobre testes feitos internamente com agentes expansores para PVC.

18/04/2024