A DEGRAD (Portão, RS), fornecedora de especialidades químicas para materiais plásticos, anunciou ter
tido sucesso com a adição de dispersões de grafeno em formulações de polipropileno (PP) reciclado.
A empresa, que desenvolveu dispersões realizou testes com o objetivo de avaliar um composto de PP reciclado contendo 1 grama do produto DGD Graphtek® por quilo de material. Tulio Sérgio Fulginiti, diretor da empresa, explicou que a condição de dispersão facilita muito a aplicação do grafeno e faz com que ele interfira menos na cor do material: “Isso é muito importante, pois a maior parte do grafeno disponível é apresentado na forma de master preto, podendo interferir muito nas cores. A condição de aplicação, por sua vez, é uma simples adição sobre as resinas ou grânulos, seguida de mistura em um misturador padrão antes do alimentador, como se fosse um aditivo de fluidez ou de coloração”, comentou.

Nos testes, que foram documentados pela DEGRAD, foi constatado um aumento do índice de fluidez do material contendo grafeno, de 19,48 para 24,40 g/10 min, em comparação com o material reciclado não aditivado.
Outras propriedades analisadas foram a tensão até a ruptura, que subiu de 7 ± 0,4 no material original para 10,96 ± 0,07 MPa no material aditivado; o alongamento até a ruptura, que passou de 60 ± 10,45 para 102,3 ± 4,032%, e a perda por abrasão, que caiu de 48 ± 3,45 para 32± 1,44 gramas.
Os resultados dos testes, realizados sob condições e com equipamentos padronizados, mostraram que a adição das dispersões de grafeno atuaram melhorando propriedades do material reciclado. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail tulio@degrad.com.br. Tel. (51) 9 9898- 8520.
______________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
______________________________________________________________________________________
Imagem: Shutterstock
Leia também:
Grafeno torna filamentos de PLA mais resistentes e condutivos
Grafeno aument a resistência de filmes plásticos
Mais Notícias PI
Ao padronizar informações e reduzir incertezas sobre qualidade e origem, a nova norma europeia aumenta a confiabilidade dos reciclados. No Brasil, poderá servir de apoio ao cumprimento do Decreto nº 12.688/2025, que estabelece, por exemplo, percentuais de 22% de material reciclado nas embalagens já em 2026.
08/12/2025
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025
Um novo estudo elaborado pela Firjan mostra o potencial do estado como polo estratégico para o abastecimento do mercado brasileiro de produtos petroquímicos.
04/12/2025