A alemã Stadler, com escritório comercial em São Paulo (SP), desenvolveu uma linha de removedores de rótulos de garrafas plásticas, capaz de processar até nove toneladas de material por hora.

Eles atuam exclusivamente por ação mecânica: a instalação é equipada com lâminas de aço de alta resistência, fixadas no rotor para que possam oscilar livremente, e também na parede interna do tanque, alcançando índices de remoção de 80% dos rótulos.
O equipamento foi testado em empresas de reciclagem nos Estados Unidos, na Romênia e na Alemanha, e está disponível globalmente.
#Equipamentopararemocaoderotulos #Reciclagem #Plásticos #Stadler
Mais Notícias PI
A estréia do congresso na programação da feira Interplast que acontece em agosto em Joinville (SC) vai aproximar a cadeia do plástico. Confira alguns temas que serão abordados na programação do 6º Congresso Brasileiro do Plástico.
18/08/2026
Também conhecidas como “químicos eternos”, as PFAS são substâncias presentes em muitos dos aditivos usados pela indústria de plásticos. Novas regulamentações, no entanto, estão levando à sua substituição gradativa por alternativas mais sustentáveis.
21/08/2026
Até 25 de agosto de 2026 poderá ser feita a submissão de resumos de trabalhos técnicos que serão selecionados para o 5º Bioplastics Brazil – Congresso Internacional sobre Materiais Plásticos Compostáveis e de Fonte Renovável.
18/08/2026