A alemã Stadler, com escritório comercial em São Paulo (SP), desenvolveu uma linha de removedores de rótulos de garrafas plásticas, capaz de processar até nove toneladas de material por hora.

Eles atuam exclusivamente por ação mecânica: a instalação é equipada com lâminas de aço de alta resistência, fixadas no rotor para que possam oscilar livremente, e também na parede interna do tanque, alcançando índices de remoção de 80% dos rótulos.
O equipamento foi testado em empresas de reciclagem nos Estados Unidos, na Romênia e na Alemanha, e está disponível globalmente.
#Equipamentopararemocaoderotulos #Reciclagem #Plásticos #Stadler
Mais Notícias PI
A Additiva anunciou a comercialização de um extensor de cadeia que recupera a viscosidade do fundido e a estabilidade de diferentes materiais plásticos. No caso do PET, recupera propriedades e permite o uso de 100% de material reciclado em linhas de fabricação de novos produtos.
02/06/2026
Dados do Circularity Gap Report alertam para a perda de 1/3 do valor gerado nas cadeias produtivas no modelo tradicional de economia linear. Indicadores tradicionais como o PIB não medem este dado.
02/06/2026
Decreto brasileiro e regulamentações globais transformam o potencial teórico de reciclagem em requisito obrigatório de mercado. O design que prevê o fim de vida do produto agora dita a licença para operar na indústria de embalagens.
01/06/2026