A Braskem anunciou a realização de um acordo colaborativo com um centro de pesquisa francês com foco no desenvolvimento de novas soluções sustentáveis, inovadoras e economicamente viáveis para a indústria.

 

De acordo com informações da companhia brasileira, o projeto – com duração prevista de três anos – possui mais de 50 parceiros estrangeiros e está alinhado com seu compromisso de promover a sustentabilidade na cadeia do plástico, tendo como principal objetivo a aceleração do desenvolvimento da biotecnologia industrial e promoção da bioeconomia. Segundo Mateus Schreiner Garcez Lopes, responsável por Inovação em Tecnologias Renováveis da Braskem, isso é possível a partir da colaboração com iniciativas que utilizem a química e materiais renováveis como ferramentas de captura de carbono.

 

A parceria se estabeleceu com o centro de pesquisa Toulouse White Biotechnology – TWB (França), especialista em projetos científicos que utiliza a inteligência coletiva para impulsionar vínculos pioneiros entre pesquisadores, grupos industriais e investidores, acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias químicas renováveis e sua implementação em indústrias ecologicamente responsáveis.

 

Sob orientação de líderes de pesquisa de ambas as envolvidas, nove pesquisadores do Laboratório de Engenharia de Sistemas e Processos Biológicos do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse utilizarão a estrutura do TWB para alavancar os resultados esperados.

 

#bioplastico #consorcioeuropeu #plastic



Mais Notícias PI



Reifenhauser aposta na extrusão de monomateriais e incorpora IA em suas linhas de máquinas

A fabricante alemã de extrusoras antecipou os lançamentos da feira K destacando a produção de filmes monomateriais mais resistentes e o uso de inteligência artificial.

03/07/2025


Resiban e eureciclo intensificam comercialização de plásticos reciclados

Aumentar o fornecimento de resinas obtidas a partir de plásticos-pós consumo (PCR) é o objetivo das empresas parceiras. O trabalho envolve análise de materiais e elaboração de fichas técnicas.

01/07/2025


Antioxidante melhora propriedades de rotomoldados

Desenvolvido para suportar altas temperaturas e tempo de residência, aditivo da Adeka melhora o desempenho de itens rotomoldados.

01/07/2025