Uma alternativa ao uso de materiais convencionais para preenchimento e nivelamento de aterros é a tecnologia de grandes blocos fabricados em poliestireno expandido (EPS) Geofoam, desenvolvida pela Termotécnica (Joinville, SC).

Os blocos de EPS têm baixa densidade, variando entre 10 e 30 kg por metro cúbico, e são recomendados para aplicações em solos moles, onde aterros preenchidos com materiais convencionais poderiam causar instabilidade ou rupturas.

 

Também apresentam baixa absorção de água e alta durabilidade, com vida útil estimada entre 50 e 100 anos. Seu baixo peso permite uma redução drástica na carga aplicada ao solo, minimizando riscos de recalques e dispensando o longo tempo de espera para a acomodação do terreno.

 

Pedro Scatena, engenheiro especialista em soluções geotécnicas com poliestireno expandido (EPS), comentou em um informativo enviado à imprensa que a tecnologia desenvolvida pela Termotécnica foi utilizada na duplicação da BR-101 na cidade pernambucana de Goiana.

 

No Estado de Santa Catarina os blocos de EPS Geofoam foram utilizados em obras de trechos que fazem a interseção entre as rodovias SC-486 e BR-101, no município de Itajaí.

 

Imagens: Divulgação.

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Leia também:

 

Mais soluções avançadas em materiais compósitos no ar

 

Postes de polímeros reforçados com fibra de vidro são temas de estudo



Mais Notícias PI



Unipac inicia fabricação local de embalagens em MG

A empresa iniciou a fabricação por sopro de embalagens de 20 litros para defensivos agrícolas na cidade de Uberaba.

26/05/2026


Stadler registra aumento da procura por sistemas de triagem

Proximidade da entrada em vigor do Decreto 12.688, que regulamenta o uso de conteúdo reciclado em embalagens, fez aumentar a procura por sistemas de triagem automatizada.

27/05/2026


Competitividade na ferramentaria será abordada em workshop

A TopSolid’Brazil vai realizar um workshop no ENAFER e debaterá o impacto da integração digital e competitividade na ferramentaria.

26/05/2026