A Fabricante de peças e componentes de plástico de alto desempenho igus (Alemanha), com filial brasileira na cidade de Jundiaí (SP), possui uma linha de buchas deslizantes feitas de polímeros que podem substituir guias com esferas recirculantes, feitas de outros materiais, presentes em sistemas de guias lineares, por exemplo.

A isenção de lubrificação devido às propriedades autolubrificantes dos materiais plásticos, além de baixo atrito, são vantagens proporcionadas pelas buchas deslizantes que compõem a série drylin®, que integra o portfólio da companhia.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, as buchas dessa linha podem ser usadas em diversos tipos de aplicações que podem envolver o uso de guias lineares como inserção de insertos em moldes e extração de peças fabricadas em injetoras, assim como na fabricação de embalagens para alimentos e remédios, entre outros, que requer o alinhamento com altos requisitos de higiene – que é o caso de produção em sala limpa, ou laboratório industrial. Também podem ser usadas em sistemas de posicionamento de itens em células robotizadas e movimentação de cargas. 

 

Conforme divulgação feita pela empresa, os custos relativos ao tipo de aplicação mencionado podem ser até 40% menores em relação aos referentes à utilização de guias metálicas com esferas recirculantes. Isso diz respeito à redução de gastos com a compra de lubrificantes como, por exemplo, graxa, que pode levar ao desgaste prematuro de componentes usados em processos de movimentação.

 

Anderson Batista, gerente de produto da igus, comentou mais sobre este assunto: “A substituição de guias com esferas metálicas por guias lineares com buchas deslizantes de plásticos vem aumentando a cada dia nos mais diversos segmentos, tanto em pequenas aplicações como em processos que envolvem a movimentação de cargas em velocidades elevadas. Isso se deve à quebra de paradigma que existia no passado sobre a resistência dos polímeros. Hoje, sabemos que existem polímeros com ótimo desempenho e com resistência de até 150 MPa, e resistentes a temperaturas de 250 °C constantes".


A empresa pode ser contatada pelo telefone (11) 3531-4487 e pelo e-mail vendas@igus.com.br. Na seção Matéria-prima você encontra informações sobre diferentes tipos de polímeros e em Aplicações estão disponíveis cases sobre o uso desses materiais na fabricação de peças e componentes para diversos setores. 

__________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

Imagem: igus.

 

Mais conteúdo:

 

Masterbatches com pigmentos luminescentes auxiliam na triagem de resíduos plásticos

 

3D CRIAR inicia a fabricação de filamentos de alto desempenho

 

#igus #GuiasLineares #PlásticoIndustrial #BuchasDeslizantes



Mais Notícias PI



Novo grade de PPA para a área médica

A belga Syensqo lançou uma nova poliftalamida biocompatível e resistente a altas temperaturas. A proposta é o seu uso na fabricação de itens de uso único para a área médica.

16/09/2025


Asahi Kasei dobrará a produção de poliimida fotossensível

A fabricante japonesa da poliimida fotossensível (PSPI) Pimel pretende investir cerca de 16 bilhões de ienes no aumento da produção desse material em sua fábrica em Fuji. O principal mercado é o de componentes eletrônicos.

02/09/2025


Fabricação de dispositivos médicos mantém expansão

Relatório setorial da ABIMO informa que a indústria de dispositivos médicos segue contratando e soma mais de 85 mil empregos diretos.

12/08/2025