Adalberto Rezende, da redação.


 

A Acrilys, com unidades fabris nas cidades de Caxias do Sul (RS) e São Francisco de Paula (RS), adicionou ao seu parque de máquinas uma nova injetora com força de fechamento de 2.800 t, da marca chinesa Golden Eagle, que é equipada com sistema elétrico de dosagem. 


A compra da injetora é parte das estratégias da empresa que estão voltadas para a intensificação da produção de caixas para acondicionamento de alimentos, e também de itens de diversos tipos feitos em poli(metacrilato de metila) (PMMA), os quais são consumidos pelo setor automotivo, moveleiro, de decoração e de brindes, por exemplo.


 

Os investimentos da Acrilys também estão sendo direcionados para sua matrizaria própria. A empresa está avaliando a possibilidade de ampliá-la, assim como estabelecer parcerias com terceiros, visando aumentar a comercialização de moldes. Além disso, está otimizando seus processos produtivos de injeção e realizando estudos que abrangem o aproveitamento de materiais provenientes de sobras de processos – como acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS) e polipropileno (PP) – e comportamento do consumidor.   

 

Álvaro Brezolin, que assumiu o cargo de CEO há um ano, e Joana Pescador, Gerente Comercial da Acrilys, em entrevista concedida à Plástico Industrial, comentaram sobre esses e outros temas que envolvem a construção de uma nova marca e de novos negócios. De acordo com os executivos, o mercado de brindes e itens personalizados para eventos esportivos como a Copa do Mundo que acontece em 2026, estão incluídos nas estratégias da companhia.

 

A empresa com mais de 40 anos de mercado está aumentando sua atuação em segmentos como logística, hospitalidade e viagens. Outro assunto comentado por Álvaro e Joana é a intenção de aumentar parcerias entre a Acrilys e instituições de pesquisa e ensino para o desenvolvimento de novos produtos, capacitação de profissionais e construção de lideranças.

 

 

Conforme explicaram Joana e Álvaro, os trabalhos que estão sendo realizados abrangem, por exemplo, melhorias nos processos produtivos pela modernização de sistemas industriais, uso de inteligência artificial (IA), implementação de robôs colaborativos e controle de temperatura nos processos de injeção, além de muitos outros investimentos que vão do uso de biomateriais na fabricação de produtos, como fibras de cana-de-açúcar, à implementação de boas práticas de governança corporativa. 

 

 

Imagens: Acrilys, Samir Tuffy.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Leia mais notícias do setor de plásticos:

 

Design estratégico ao alcance das empresas de transformação de plásticos

 

Fabricante de injetoras investe em ampliação de portfólio e do parque industrial



Mais Notícias PI



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026