Adalberto Rezende, da redação.


 

A Acrilys, com unidades fabris nas cidades de Caxias do Sul (RS) e São Francisco de Paula (RS), adicionou ao seu parque de máquinas uma nova injetora com força de fechamento de 2.800 t, da marca chinesa Golden Eagle, que é equipada com sistema elétrico de dosagem. 


A compra da injetora é parte das estratégias da empresa que estão voltadas para a intensificação da produção de caixas para acondicionamento de alimentos, e também de itens de diversos tipos feitos em poli(metacrilato de metila) (PMMA), os quais são consumidos pelo setor automotivo, moveleiro, de decoração e de brindes, por exemplo.


 

Os investimentos da Acrilys também estão sendo direcionados para a  fabricação de moldes. Contando com serviços de usinagem fornecidos por terceiros, a empresa pretende aumentar a construção de ferramental e também investir em matrizaria própria. Além disso, está otimizando seus processos produtivos de injeção e realizando estudos que abrangem o aproveitamento de materiais provenientes de sobras de processos – como acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS) e polipropileno (PP) – e comportamento do consumidor.   

 

Álvaro Brezolin, que assumiu o cargo de CEO há um ano, e Joana Pescador, Gerente Comercial da Acrilys, em entrevista concedida à Plástico Industrial, comentaram sobre esses e outros temas que envolvem a construção de uma nova marca e de novos negócios. De acordo com os executivos, o mercado de brindes e itens personalizados para eventos esportivos como a Copa do Mundo que acontece em 2026, estão incluídos nas estratégias da companhia.

 

A empresa com mais de 40 anos de mercado está aumentando sua atuação em segmentos como logística, hospitalidade e viagens. Outro assunto comentado por Álvaro e Joana é a intenção de aumentar parcerias entre a Acrilys e instituições de pesquisa e ensino para o desenvolvimento de novos produtos, capacitação de profissionais e construção de lideranças.

 

 

Conforme explicaram Joana e Álvaro, os trabalhos que estão sendo realizados abrangem, por exemplo, melhorias nos processos produtivos pela modernização de sistemas industriais, uso de inteligência artificial (IA), implementação de robôs colaborativos e controle de temperatura nos processos de injeção, além de muitos outros investimentos que vão do uso de biomateriais na fabricação de produtos, como fibras de cana-de-açúcar, à implementação de boas práticas de governança corporativa. 

 

 

Imagens: Acrilys, Samir Tuffy.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Leia mais notícias do setor de plásticos:

 

Design estratégico ao alcance das empresas de transformação de plásticos

 

Fabricante de injetoras investe em ampliação de portfólio e do parque industrial



Mais Notícias PI



Covestro terá nova diretora-gerente no Brasil

Jessica Martendal seguirá à frente dos negócios de plásticos de engenharia para a América Latina.

19/11/2025


IBPVC anuncia nova diretora executiva

Claudia Takahashi Tsukamoto assume a diretoria executiva do Instituto Brasileiro do PVC.

28/10/2025


Soul do Plástico: ações concretas pela sustentabilidade na cadeia de plásticos

Atuação direta nas escolas e na Frente Parlamentar de Apoio à Economia Circular são algumas ações que o Instituto Soul do Plástico, conduzido por Rui Katsuno, está promovendo para conscientizar a sociedade e combater a desinformação a respeito dos materiais plásticos.

10/06/2025