A Kids Bike Revolution e a Weber Fibertech (Alemanha) iniciaram a produção em série de quadros para as
bicicletas infantis utilizando poliamida (PA) reforçada com 40% de fibras de carbono recicladas, em um projeto que emprega a tecnologia de injeção auxiliada por água.
A viabilidade técnica da operação foi assegurada pela integração dos sistemas de câmara quente servoacionados FLEXflow HRS da Oerlikon HRSflow em uma injetora KraussMaffei MX 1600. A fluidtec, subsidiária da Weber Fibertech e fornecedora global de sistemas de injeção assistida por fluidos, desenvolveu a tecnologia de injeção auxiliada por água.
O processo de injeção assistida por água, desenvolvido no início dos anos 2000, tem por objetivo a economia de material por meio da criação de estruturas tubulares ocas. Após o preenchimento inicial da cavidade, um jato de água é injetado no núcleo da peça, com o material ainda fundido, direcionando o excesso de material de volta para o canhão da máquina.
A precisão do sistema é garantida pelo controle complexo da abertura e fechamento dos bicos, essencial para
manter a rigidez estrutural sem deformações superficiais. Neste quesito, a tecnologia FLEXflow HRS atua como o núcleo de controle do molde, permitindo o ajuste independente da posição e velocidade de movimento de cada agulha nos quatro pontos de injeção (imagem ao lado).
Esse monitoramento preciso possibilita o posicionamento otimizado das linhas de solda ao longo da peça, compensando diferentes trajetórias de fluxo. Além disso, o software de controle foi customizado para coordenar a contrapressão necessária durante o recuo do material no ciclo de injeção, garantindo que a espessura das paredes seja uniforme em toda a extensão do quadro.
Para suportar o processamento da poliamida reforçada, que possui alta abrasividade, foram utilizados bicos da série Wa da Oerlikon HRSflow, fabricados em aço de alta resistência ao desgaste. A solução tecnológica resultou em quadros com pegada de carbono inferior aos de modelos convencionais de alumínio, além de oferecer acabamento superficial isento de falhas.
O avanço na transformação de termoplásticos de engenharia rendeu aos idealizadores o prêmio de “Melhor Bicicleta Infantil” na feira Cyclingworld 2026, que aconteceu em março deste ano, em Düsseldorf (Alemanha)..
Imagens: Konsens/Oerlikon HRSflow
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Conteúdo relacionado:
Postes de polímeros reforçados com fibra de vidro são temas de estudo
Mais Notícias PI
Modificação em nível molecular eleva a resistência de resinas recicladas pós-consumo, permitindo que materiais recuperados atendam a normas para fabricação de cabos destinados a setores como telecomunicações e energia.
12/05/2026
Parceria utiliza "armazéns digitais" e polímeros de alto desempenho para produzir componentes sob demanda, eliminando a necessidade de grandes volumes de peças de reposição em estoque.
05/05/2026
Tecnologia desenvolvida pela Promix e STC utiliza gases neutros para criar filamentos mais volumosos, permitindo a produção de tapetes mais densos com menor volume de matéria-prima.
05/05/2026