A Qualy – marca de margarinas, pertencente ao grupo BRF – acabou de confirmar um novo compromisso para compensação ambiental de 100% de seus potes de margarina e manteiga em parceria com a eureciclo, certificadora de logística reversa de embalagens no Brasil e, juntas, preveem a coleta de oito mil toneladas do material por ano.

 

De acordo com informativo enviado pela marca, o compromisso visa a reciclagem equivalente do polipropileno (PP) utilizado nas embalagens, ou seja, a mesma quantidade de material plástico utilizado na produção das embalagens será recuperada e reciclada.

 

Para garantir que esse processo seja monitorado e certificado até a conclusão da reciclagem, a eureciclo apoia cooperativas para coletar o equivalente em PP utilizado nos potes, que é então vendido para as recicladoras; depois reciclado e transformado em matéria-prima para diversos tipos de produto no mercado.

 

Segundo Aline Alexandrino, gerente executiva da Qualy, “como ainda não é possível rastrear todos os potes de Qualy utilizados no Brasil para garantir a reciclagem dos mesmos, encontramos na compensação ambiental a melhor solução, reciclando o mesmo material que utilizamos e na mesma quantidade, independentemente do produto que esteve ali antes, reduzindo não somente o impacto ambiental, mas também ajudando no desenvolvimento da cadeia de reciclagem e geração de empregos”.

 

Ainda de acordo com o informativo enviado à imprensa, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece uma meta para que seja implementada a logística reversa de embalagens após o uso do consumidor e a Qualy decidiu realizar a reciclagem para 100% do peso de suas embalagens. Além dessa iniciativa, a BRF estabeleceu diversos compromissos de sustentabilidade, entre eles o de ter 100% das embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis até 2025.

 

(Fotos: Pixabay e Qualy)

#margarina #reciclagem #compensacaoambiental #embalagem

 

Conteúdo relacionado:

Programa de reciclagem de copos plásticos no Sul

Gestão e reciclagem de resíduos plásticos em seminário híbrido



Mais Notícias PI



Biopolímero tem reciclabilidade comprovada

Pesquisa realizada por meio de uma parceria Brasil/Estados Unidos constatou que um biopolímero à base de amido de vegetais usado na fabricação de filmes pode ser reciclado e convertido em matéria-prima para novos produtos.

28/06/2022


Parceria promoverá a fabricação de telhas ecológicas

Mais de 500 toneladas de aparas industriais provenientes de embalagens serão usadas na produção de mais de 20 mil telhas.

27/06/2022


Nova unidade fabril de químicos na Bahia

Companhia anuncia a construção de nova planta no Estado da Bahia voltada para a produção de químicos à base de cloro para atender a demanda decorrente do novo marco legal do saneamento.

14/06/2022