A Qualy – marca de margarinas, pertencente ao grupo BRF – acabou de confirmar um novo compromisso para compensação ambiental de 100% de seus potes de margarina e manteiga em parceria com a eureciclo, certificadora de logística reversa de embalagens no Brasil e, juntas, preveem a coleta de oito mil toneladas do material por ano.

 

De acordo com informativo enviado pela marca, o compromisso visa a reciclagem equivalente do polipropileno (PP) utilizado nas embalagens, ou seja, a mesma quantidade de material plástico utilizado na produção das embalagens será recuperada e reciclada.

 

Para garantir que esse processo seja monitorado e certificado até a conclusão da reciclagem, a eureciclo apoia cooperativas para coletar o equivalente em PP utilizado nos potes, que é então vendido para as recicladoras; depois reciclado e transformado em matéria-prima para diversos tipos de produto no mercado.

 

Segundo Aline Alexandrino, gerente executiva da Qualy, “como ainda não é possível rastrear todos os potes de Qualy utilizados no Brasil para garantir a reciclagem dos mesmos, encontramos na compensação ambiental a melhor solução, reciclando o mesmo material que utilizamos e na mesma quantidade, independentemente do produto que esteve ali antes, reduzindo não somente o impacto ambiental, mas também ajudando no desenvolvimento da cadeia de reciclagem e geração de empregos”.

 

Ainda de acordo com o informativo enviado à imprensa, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece uma meta para que seja implementada a logística reversa de embalagens após o uso do consumidor e a Qualy decidiu realizar a reciclagem para 100% do peso de suas embalagens. Além dessa iniciativa, a BRF estabeleceu diversos compromissos de sustentabilidade, entre eles o de ter 100% das embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis até 2025.

 

(Fotos: Pixabay e Qualy)

#margarina #reciclagem #compensacaoambiental #embalagem

 

Conteúdo relacionado:

Programa de reciclagem de copos plásticos no Sul

Gestão e reciclagem de resíduos plásticos em seminário híbrido



Mais Notícias PI



Programa de reciclagem vai converter colchões de PU em novas espumas

Entidades formaram parceria para reciclar espumas de poliuretano provenientes de colchões descartados.

20/10/2021


Novo modelo de negócios simplifica a adoção dos bioplásticos

Empresa chilena desenvolvedora de bioplásticos desembarca no Brasil propondo a parceria com transformadores para a fabricação de embalagens biodegradáveis.

19/10/2021


Inscrições prorrogadas para concurso de embalagens

A Dow estendeu, até o dia 28 de outubro, o prazo das inscrições para o Packaging Innovation Awards, evento que premia tecnologias e processos inovadores desenvolvidos por participantes de toda a cadeia de valor do mercado de embalagens.

19/10/2021