A norte-americana Evolve Additive Solutions desenvolveu e patenteou o STEP, um método de impressão 3D de peças plásticas, que se baseia na impressão 2D de diversas camadas de um mesmo produto, as quais são sobrepostas e unidas por meio de calor, originando peças tridimensionais. As impressões podem, inclusive, operar com materiais de engenharia e de suporte.

 

 

Patenteado como STEP (do inglês, Selective Thermoplastic Electrophotographic Process, ou “processo eletrofotográfico termoplástico seletivo” em tradução livre para o português) consiste, segundo a companhia, em uma tecnologia de impressão de imagem e deposição eletrofotográfica (EP) utilizando como princípio o processo de impressão 2D de alto volume. 

 

 

 

O processo inicia com o fatiamento virtual e impressão 2D de uma fatia de uma peça. Essa camada é impressa sobre uma folha de transferência que transporta a camada para uma base móvel. Cada camada é alinhada sobre a base e depositada uma sobre a outra, por meio de um sistema de alinhamento. Depois, por meio de pressão e temperatura, cada camada bidimensional depositada é fundida à camada de construção anterior e, posteriormente, todas são resfriadas abaixo da sua temperatura de transição vítrea (Tg) sucessivamente, formando a construção final. Veja no vídeo abaixo como funciona o processo da companhia.

 

 

De acordo com a Evolve, o método cria peças totalmente densas e com propriedades isotrópicas, podendo ser utilizados grades comuns de materiais como ABS, PA 6, PEBA, entre outros. Uma das vantagens citadas pela empresa, é o uso da plataforma SVP (de Scalable Volume Production), um processo próprio de circuito fechado com tecnologia de sensores, em que cada camada da construção é alinhada com precisão e com a quantidade correta de material. Se algum erro for detectado, uma correção rápida é feita, o que significa um alto índice da qualidade no que diz respeito a repetibilidade e escalabilidade.

 

 

Dentre outras características do sistema desenvolvido pela Evolve está o fato de a plataforma SVP ser uma tecnologia de fabricação de plásticos que alinha a personalização em massa, produção just-in-time e qualidade final, com base em cinco principais pilares: 

 

Para a Evolve, a arquitetura do STEP utiliza três fases críticas de processo, semelhantes às da moldagem por injeção. Entretanto, poderia reduzir certas restrições de fabricação existentes para tornar a produção de baixo volume acessível, como a fabricação de ferramental, por exemplo, de 12 meses para 90 dias, sendo uma possível alternativa ao processo de injeção.

 

Além disso, quanto à sustentabilidade, a empresa mencionou em seu site que o processo para converter pellets em pó compatível com o método STEP é feito de modo a se obter o mínimo de desperdício. As partículas subdimensionadas e superdimensionadas criadas durante o processo são realimentadas junto com o material virgem, de modo que, no final, 100% do material que entra no processo é usado.

(Fotos: B&R Automation, Evolve)


 

Conteúdo relacionado:

Uma rede de produção para a impressão 3D

Fabricante de injetoras inaugura divisão de manufatura aditiva

 



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024