O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) (São Paulo, SP) vai coordenar o “Projeto Reminera”, voltado para a transformação de resíduos pós-consumo em matérias-primas, que deverão ser inseridas na cadeia produtiva da indústria de manufatura.
O projeto lançado pelo IPT vai reunir empresas, centros de pesquisas e especialistas em inovação, desenvolvimento tecnológico e criação de novos modelos de negócios voltados para a economia circular.
Serão realizadas frentes de trabalho para o desenvolvimento de tecnologias avançadas para o reaproveitamento de materiais, execução de estudos dedicados à criação e estruturação de novos modelos de negócios alinhados aos conceitos da economia circular. Além disso, o projeto será voltado para a execução de estudos sobre o mercado e de pesquisas sobre impacto econômico, social e ambiental, entre outros temas.
“Metais como prata, ouro, paládio, cobre, ferro e alumínio podem atingir altas taxas de reaproveitamento, desde que haja pré-tratamento adequado e separação dos resíduos, mas a gestão atual do resíduo eletrônico ainda não garante esse nível de eficiência globalmente”, comentou Sandra Lúcia de Moraes, diretora da Unidade de Materiais Avançados do IPT e coordenadora do projeto.
Conforme nota divulgada à imprensa, o Projeto Reminera já conta com o apoio de empresas e instituições como, por exemplo, a Tupy, Cecil Laminação de Metais, Tramppo, Stellantis, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a SAE Brasil.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Freepik.
Você também pode gostar:
Aditivo melhora propriedades de poliolefinas recicladas
Masterbatches com pigmentos luminescentes auxiliam na triagem de resíduos plásticos
Otimização da topologia como estratégia para desenvolver componentes plásticos sustentáveis
Mais Notícias PI
Fabricante de bens de consumo e startup de logística reversa vão inaugurar uma unidade para coleta de resíduos plásticos em SP.
06/10/2025
Menos volume e mais inovação, adaptação regional e reposicionamento dos fluxos comerciais globais são as tendências apontadas em novo estudo sobre o mercado de filmes agrícolas.
06/10/2025
O Sindiplast encomendou uma pesquisa à Nexus onde foi apontado que 61% dos entrevistados consideram impossível evitar o uso de embalagens plásticas.
09/09/2025