A Mitsubishi Engineering-Plastics Corporation (MEP), fabricante japonesa de materiais plásticos de engenharia, desenvolveu um novo grade de poliacetal, o Iupital Série 05, que possui uma tecnologia que reduz a geração de formaldeído durante o seu processamento e moldagem.

 

Geralmente, o poli(óxido de metileno) (POM), também chamado de poliacetal, é ligeiramente decomposto durante o seu processamento e moldagem, ou em etapas como corte e solda, por exemplo, o que contribui para a geração de formaldeído.

 

Segundo informações da companhia, ao otimizar a tecnologia de fabricação por meio de esforços em conjunto com a sua equipe de engenharia e seu departamento de P&D foi possível reduzir em cerca de 50% a quantidade de formaldeído normalmente gerada neste processo, em comparação aos tipos convencionais do mesmo material.

 

Entre as vantagens do novo procedimento pode-se citar a redução dos odores de formaldeído, com a consequente melhoria das condições do ambiente de trabalho, bem como otimização da produção por injeção, redução do tempo de inatividade para limpeza das cavidades de moldes e prolongamento da vida útil do ferramental.

 

Isso resulta em custos operacionais mais baixos e sem que o material perca o desempenho de suas propriedades químicas, térmicas, elétricas e mecânicas, além de manter os seus índices de estabilidade dimensional e resistência ao desgaste.

 

A MEP disponibiliza fichas técnicas dos grades da nova série (tipo padrão: F20-05; e os tipos de alta fluidez: F30-05 e F40-05) que, além das informações do polímero, apresentam gráficos comparativos quanto a emissão de formaldeído.

 

De acordo com Kazuhiro Ando, diretor executivo da empresa no Japão, o principal incentivo para os novos desenvolvimentos foi atender às necessidades da indústria levantadas pelos clientes. “Com esta inovação na fabricação, estamos confiantes de que podemos fornecer para a indústria uma solução para a redução de emissões, além de contribuir positivamente para a sociedade”, contou ele, que concluiu dizendo que esse método permite a obtenção de produtos mais amigáveis ao meio ambiente.

 

Conteúdo relacionado:

Certificação de “circularidade” para filmes plásticos

Novo processo de reciclagem de embalagens multicamadas

 

Fotos e gráfico: MEP

 

#MEP #BaixaEmissaodeGases #poliacetal #formaldeído #Plástico



Mais Notícias PI



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026