A norte-americana Mencom, fabricante de conectores industriais e acessórios para instalações, desenvolveu uma trava para gabinetes que envolve conceitos de construção leve e combinação de materiais (termoplástico e metal) em um projeto totalmente voltado para as necessidades de desempenho do produto.
O sistema de fechamento para gabinetes, denominado alavanca IL-Brid foi projetado para melhorar o mecanismo de travamento tradicional, de modo a aumentar a durabilidade do conjunto, com melhor desempenho e menos desgaste. Ele combina a facilidade de moldagem e a flexibilidade dos materiais termoplásticos com a robustez de uma alma de aço inoxidável, aplicada no ponto de atrito da trava (foto).
O novo projeto foi criado tendo em vista as aplicações com abertura e fechamento frequentes que são típicas do ambiente industrial. A estrutura da alavanca de travamento foi moldada com um termoplástico contendo retardante de chama e com aprovação pelo Underwriters Laboratories (UL), que reduz significativamente o atrito e o desgaste no deslizamento para a abertura e fechamento. Já o núcleo de aço inoxidável garante resistência às tensões mecânicas típicas da movimentação das peças e às vibrações de ambientes agressivos.
Foto: Mencom
Conteúdo relacionado:
Tampas elásticas para proteção de moldes e peças metálicas
Fazendas verticais e os materiais plásticos
#aplicaçõesemplásticos #Mencom
Mais Notícias PI
Compostos da linha Xeramic passaram a ser comercializados em versão que combina alto teor de carga cerâmica e fibras de carbono. Novos materiais são recomendados para aplicações das mais diversas.
03/06/2025
A Syensqo consolidou o desenvolvimento de um componente do bico de uma aeronave da Boeing, em que o titânio foi substituído por plástico reforçado.
26/05/2025
Empresa paranaense investe na oferta de pós ultrafinos de madeira com características especiais para a formulação de compostos do tipo WPC.
13/05/2025