Entrou em operação uma usina de produção de vapor oriundo de biomassa que vai fornecer energia para a unidade fabril de poli(cloreto de vinila) (PVC) da Braskem situada em Marechal Deodoro (AL). O Grupo Veolia, com matriz na França e escritório em São Paulo (SP), participou do projeto de construção e implantação da nova usina.

As companhias parceiras vêm trabalhando neste projeto desde 2021, e têm como objetivo produzir anualmente 900 mil toneladas de vapor, assim como reduzir a emissão de CO2 em aproximadamente 150 mil toneladas/ano. Foi informado à imprensa que o investimento neste sentido gira em torno de R$ 400 milhões.

Além disso, a parceria abrange o desenvolvimento de projetos focados na inserção de resíduos como, por exemplo, pellets em processos produtivos, e ainda a gestão de áreas voltadas para o plantio, manutenção de florestas e de espaços para a preparação de biomassa e reúso de água em operações industriais como purga de caldeiras, entre outros.

 

Comentando mais sobre este assunto, Francisco Dal Rio, diretor de operações da Veolia no Brasil, disse: “Vamos aliar tecnologia e capacidade humana para gerenciar ativos. Investimos em sistemas de supervisão locais integrados com nosso centro de inteligência Hubgrade para o monitoramento remoto da performance dos sistemas. Também vamos monitorar via satélite nossas florestas, e o sistema logístico de transporte e armazenamento”.

 

Imagem: Veolia/Divulgação.

 

Leia também:

 

A influência da erva-mate e do ácido málico nas propriedades de filmes de fécula de batata

 

Problemas ambientais alteram a dinâmica do mercado de resinas

 

#Biomassa #GrupoVeolia #Braskem #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025


Design estratégico ao alcance das empresas de transformação de plásticos

Acordo de cooperação entre o Think Plastic Brazil e o Instituto de Design de Illinois vai promover entre os transformadores de plásticos o conceito de design como estratégia de negócios e de internacionalização.

11/12/2025


Tecnologia simplifica o rastreamento de materiais reciclados

A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.

09/12/2025