A suíça Oerlikon HRSflow, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu o STAR
gate HRS, um sistema de câmara quente que adota um mecanismo diafragmático, responsável por controlar o fluxo do polímero fundido. Este mecanismo substitui as agulhas móveis normalmente empregadas nesses dispositivos, reduzindo o espaço de instalação e melhorando a eficiência térmica e operacional do conjunto.
Um dos principais benefícios da tecnologia é a redução do tempo de ciclo, obtida graças ao projeto que promove melhor dissipação térmica e fluxo de material mais uniforme. A ausência do mecanismo axial tradicional permite placas traseiras mais finas e bicos de menor diâmetro, resultando em moldes mais compactos e leves. Com um fluxo de polímero mais estável, o sistema também acelera as trocas de cor, diminui perdas e reduz a pressão de injeção necessária.
Ensaios realizados no centro técnico da empresa mostraram que o novo sistema é especialmente adequado à moldagem de peças médias e grandes com termoplásticos amorfos (PMMA e PS, por exemplo), reduzindo os tempos de ciclo em até 20% quando comparados aos sistemas convencionais. Além disso, o atuador localizado externamente não necessita de refrigeração.
Segundo Massimo Rossi, diretor de P&D da Oerlikon HRSflow, a inovação marca “o início de uma nova era em sistemas de canal quente”. Voltada ao mercado global de injeção de termoplásticos, a tecnologia foi apresentada durante a última feira K e deverá estar disponível comercialmente a partir de 2026.
Na seção “K 2025” no nosso portal você confere mais notícias sobre as tecnologias para o setor de transformação de resinas apresentadas na feira K.
____________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
____________________________________________________________________________________
Imagens: Oerlikon HRSflow
Leia também:
Digitalização auxilia no sopro de materiais sustentáveis
Mais Notícias PI
A Escola LF vai realizar um curso sobre operação de máquinas injetoras que terá formato presencial e on-line ao vivo.
20/01/2026
A empresa gaúcha adquiriu uma injetora chinesa e está otimizando seus processos produtivos, além da fabricação de moldes para injeção de plásticos. A ampliação da matrizaria própria está nos planos.
23/01/2026
Foi divulgado pela ABM o prazo para submissão de trabalhos técnicos que poderão ser apresentados na ABM Week 10, que acontece em SP.
20/01/2026