O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) já contribuiu para a coleta e destinação correta de mais de 800 mil toneladas de embalagens para defensivos agrícolas por meio do Sistema Campo Limpo.
O programa, que foi iniciado em 2002, promove o descarte correto e a reciclagem de embalagens usadas para o acondicionamento de defensivos agrícolas, e em 2024 proporcionou o reaproveitamento de 68,5 mil toneladas de embalagens desse tipo.
De acordo com um comunicado do inpEV, no ano passado houve aumento de 27% do volume de embalagens destinadas à reciclagem em comparação ao montante referente ao ano anterior.
Uma das premissas é a conscientização de agricultores e de outros profissionais que atuam em trabalhos no campo para a inutilização, higienização e armazenamento de embalagens em fim de uso.
Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, comemorou a nova marca: “O resultado reflete o trabalho integrado de todos os elos da cadeia: agricultores, canais de distribuição, cooperativas, indústria e poder público. O Sistema Campo Limpo é um dos maiores exemplos globais de sucesso em sustentabilidade, gerando impactos ambientais, sociais e econômicos significativos. Um marco tão significativo é motivo de muito entusiasmo para nós”.
Planos para 2025
As estratégias do inpEV para este ano incluem o aprimoramento do modelo de gestão do programa Sistema Campo Limpo, o que também abrange o estabelecimento de novas parcerias.
Conforme informações divulgadas à imprensa, em 2024 os trabalhos relacionados ao programa foram realizados com a colaboração de 411 unidades credenciadas para o recebimento de embalagens para defensivos agrícolas.
Outro fator positivo está relacionado aos, conforme denominação do instituto, “recebimentos itinerantes”, ou seja, a entrega de embalagens em locais mais distantes das unidades credenciadas, que diz respeito à contribuição de pequenos produtores rurais.
_____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________
Imagem: inpEV/Divulgação.
Você também pode gostar:
Balanço de massa. Entenda o conceito que norteia a sustentabilidade no setor de plásticos.
Cooperação para a produção de filmes com resina reciclada
#inpEV #SistemaCampoLimpo #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
A desenvolvedora de compostos de poliamida de origem italiana mudou as suas instalações de Araçariguama para São Roque (ambas cidades paulistas, inaugurando uma nova fase das atividades da empresa no Brasil.
21/03/2025
Será realizada em maio na capital paulista mais uma edição do evento criado na Escola Politécnica da USP, que vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos.
21/03/2025
Levantamento realizado por entidades patrocinadas pela SIG, o Instituto Recicleiros e a so+ma, mostrou que 7,5 mil toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas no ano passado.
21/03/2025