A Yaskawa Motoman Robótica do Brasil, situada no município de Diadema (SP) e com matriz no Japão, passará a comercializar a linha de robôs industriais MotoMini, que conta com autômatos com capacidade para movimentar cargas com peso de até 0,5 kg.

 

Trata-se de uma série de robôs colaborativos de seis eixos que apresentam peso de 7 kg, cujo braço tem alcance horizontal de 350 mm e vertical de 495 mm, sendo o seu índice de repetibilidade de 0,02 mm. De acordo com informações divulgadas pela companhia, os autômatos dessa série são considerados dos menores e mais leves robôs de seis eixos disponíveis no mercado.

 

Além disso, eles apresentam aceleração 20% mais rápida do que a de outros robôs de pequeno porte comercializados atualmente. Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da Yaskawa Motoman, comentou que os MotoMini são indicados para aplicações que envolvam, por exemplo, “manuseio de materiais leves, a manipulação de peças, ordenação e embalagem, entre outros”.

 

Em comunicado à imprensa, foi informado que a nova linha de robôs será apresentada na Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que será realizada entre os dias 9 e 13 de maio de 2023 em São Paulo (SP).

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3563-5500. 

 

Imagem: Yaskawa Motoman

 

Leia também:

 

Enfim, o mais esperado encontro da cadeia do plástico

 

Automação na inspeção de frascos

 

#YaskawaMotomanRobóticadoBrasil #PI



Mais Notícias PI



Trabalho entre humanos e máquinas é tema de livro

O uso de inteligência artificial no trabalho e de algoritmos em decisões estratégicas são temas abordados na obra.

13/01/2026


Curso de especialização em plásticos e borracha inicia em fevereiro

O IMA e a UFRJ abriram inscrições para um curso on-line que possui módulos sobre processamento de plásticos e borracha.

13/01/2026


Guia orienta desenvolvimento de embalagens para alimentos

Um novo guia elaborado pelo CETEA e produzido pela Associação Brasileira da Embalagem lista requisitos para o desenvolvimento de embalagens de alimentos.

13/01/2026