O instituto alemão de pesquisas de mercado Ceresana divulgou a sexta edição do seu estudo sobre o mercado global de aditivos e cargas minerais, os quais se dividem em diferentes tipos de materiais que podem ser adicionados à formulação de resinas termoplásticas para melhorar suas propriedades.

 

Levantamento sobre o ramo de cargas minerais para plásticos foi atualizado por instituto alemão 

De acordo com a entidade, a edição atualizada do relatório Marketing Study: Fillers – World Report (6th edition) mostrou que o ramo de plásticos é o principal consumidor de aditivos e cargas, representando cerca de 28% do consumo global desses insumos como, por exemplo, carbonato de cálcio natural (GCC), carbonato de cálcio precipitado (PCC), talco e negro de fumo.

 

Os dados obtidos por meio do estudo apontam para um crescimento médio anual de 4,8% do mercado de cargas minerais nos próximos anos, o que inclui um aumento da demanda pelos materiais mencionados acima e ainda caulim, wollastonita, mica, entre outros tipos de cargas. Além disso, é prevista uma alta de 3,1% da demanda por cargas para elastômeros ao ano.

 

 

Propriedades sob medida

 

Um dos pontos abordados nesta pesquisa é a crescente tendência de desenvolvimento de cargas que confiram aos plásticos propriedades sob medida. Neste sentido, o instituto apontou algumas aplicações que poderão ganhar destaque nesta área, como o uso de cargas de alto desempenho que possibilitem um aumento de resistência e rigidez de peças leves para veículos, assim como regulagem de temperatura de chapas/peças feitas de poli(metacrilato de metila) (PMMA).

 

Os dados obtidos por meio do estudo também mostraram que atualmente o ranking de aditivos/cargas mais consumidos pelo ramo de plásticos, em âmbito global, é liderado pelo carbonato de cálcio natural, representando cerca de 35% do volume total. O negro de fumo, ainda de acordo com o estudo, representa atualmente uma demanda global de 11,4 milhões de toneladas, tendo como principal segmento consumidor o de elastômeros.

 

Perspectivas para o mercado de aditivos e cargas para plásticos até o ano de 2030 também constam da última edição do relatório, o qual é dividido em três partes.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

 

Imagem: Ceresana

 

 

Mais conteúdo sobre o ramo de plásticos:

 

Linha de compostos de plásticos de engenharia com coloração e aditivação sob medida

 

Desenvolvimento de graus de PP para a construção de automóveis mais leves

 

#Estudo #AditivoseCargas #Ceresana #PI



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024