O livro “Plásticos e aditivos - A enciclopédia completa”, de autoria de Sandro Ricardo Garbone, está disponível para comercialização pelo site Clube de Autores. Na obra, em português e com 700 páginas, são abordados diferentes temas da indústria de transformação de plásticos, misturando assuntos do chão de fábrica e do meio acadêmico.
O leitor vai encontrar informações distribuídas em 11 seções, 53 partes e 122 capítulos, onde o autor, com mais de 30 anos de experiência nas indústrias química e de polímeros, versa sobre desde a morfologia macromolecular até a nanotecnologia.
A obra foi criada de forma a ser um catálogo estratégico que reúne informações técnicas sobre tipos de plásticos, aditivos e suas funções, abrangendo também os colorantes e ensaios laboratoriais. Os assuntos abordados incluem processamento de polímeros, os controles dinâmicos, colorimetria (CIELab), aditivação funcional e boas práticas para a transformação de materiais descartados, um tópico alinhado à reciclagem e aos conceitos de sustentabilidade.
Ainda no que se refere aos processos de transformação, há capítulos dedicados sobre operações como moldagem de plásticos por injeção, sopro e extrusão, entre outras.
Nas seções também serão encontradas informações sobre a engenharia da cor, que proporciona um aprofundamento no conhecimento de pigmentos de alta performance e para aplicações que envolvem efeitos especiais no acabamento de peças fabricadas com plástico.
Os temas são complementados com abordagens sobre a utilização de inteligência artificial (IA), os materiais nanocompósitos e a economia circular como ferramentas de lucro e descarbonização.
Comercializado em versões física e eletrônica, o livro pode ser adquirido pelo site https://clubedeautores.com.br pelo preço sugerido de R$ 300,59 (impresso) e R$ 47,37 (e-book).
Imagem: Divulgação.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Continue por dentro das notícias do setor dos plásticos:
Estudo comprova ausência de BPA nas resinas plásticas de grande consumo
Mais Notícias PI
Escola SENAI do interior de SP vai iniciar em outubro um curso sobre fabricação de moldes para termoplásticos.
06/10/2026
A Thermomatic fornece equipamentos para desumidificação do ar que podem ser utilizados em linhas de produção do setor de plásticos.
06/10/2026
Projeto liderado pelo ORNL e pela Boeing demonstrou a viabilidade de aplicar a manufatura aditiva de metais na produção rápida de moldes complexos, abrindo perspectivas para os setores automotivo, de energia e aeroespacial.
06/10/2026