Foi lançada durante a Mercopar 2021, Feira de Inovação Industrial, realizada em Caxias do Sul (RS), uma linha especial de crédito exclusiva para apoiar projetos relacionados ao grafeno. A ação resultou de uma parceria entre as instituições financeiras Sicredi Pioneira e Sicredi CooperUCS, e vai financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento envolvendo o material.

 

 

Para a concessão de crédito, o projeto precisa ter sua viabilidade aprovada pela UCSGraphene, planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 

A Linha de Investimento em Grafeno oferece crédito financeiro a uma taxa de 0,29% ao mês + CDI, e o empréstimo pode ser quitado em até 60 meses, sendo 12 de carência para o pagamento da primeira parcela. Para ter acesso aos valores, o proponente precisa ser associado a uma das duas cooperativas ou atuar em uma das 21 cidades da área de abrangência da Sicredi Pioneira.

 

Considerado o material do futuro até alguns anos atrás, o grafeno é hoje um insumo praticamente consolidado e disponível para testes em diferentes aplicações, sobretudo no desenvolvimento de compósitos poliméricos, que podem adquirir um pouco das suas excepcionais propriedades térmicas, mecânicas e elétricas a partir da adição de pequenas frações.

 

O evento de lançamento da linha de crédito, durante a abertura da Mercopar, contou com a participação do reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava. Em um painel, o coordenador da UCSGraphene, Diego Piazza, explicou o funcionamento da planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e mostrou alguns dos produtos que já estão em desenvolvimento na unidade.

 

Imagem: CoolVid/Pixabay


 

Conteúdo relacionado:

Grafeno estará em discussão no início de novembro

Masterbatch com nanotubos de carbono disponível no mercado brasileiro

 

#UCSraphene #grafeno



Mais Notícias PI



Injetora híbrida com força de 1.800 kN

Arburg vai expor injetora híbrida e com menor consumo de energia.

23/07/2024


Fabricante de embalagens se prepara para possível nova seca em Manaus

Antevendo desafios logísticos, a Extrusa Pack vai estocar matéria-prima em suas unidades na região Sudeste e é parceira na implantação de um posto de distribuição no AM.

23/07/2024


Centro técnico da Engel passa a ser equipado com injetora de alta capacidade

A fabricante austríaca de injetoras ampliou o seu centro técnico com a instalação de uma injetora de 55.000 kN de força de fechamento, desenvolvida com foco nas necessidades da indústria automobilística.

23/07/2024