Nos dias 7 e 9 de junho de 2022 será realizado em formato online o curso Stress Cracking – The Plastic Killer!, promovido pela Associação Brasileira de Polímeros (ABPol). O treinamento será ministrado pelo Prof. Dr. Marcelo Silveira Rabello, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

ABPol promove curso sobre stress cracking em plásticos que será realizado em formato online em junho

O curso terá como um de seus temas principais os mecanismos envolvidos na causa de falha por stress cracking (ESC) em polímeros, que é um problema recorrente no ramo de plásticos. Além disso, serão fornecidas informações a respeito de testes usados para a análise da ocorrência desse tipo de anomalia.

 

O conteúdo a ser compartilhado nas aulas também está relacionado à conceituação de falha prematura e à importância desta prática, assim como aos principais fatores que induzem a esse tipo de falha.

 

O treinamento abrange ainda as influências da falha por stress cracking sobre o desempenho de produtos fabricados em plásticos, estratégias para a simulação do stress cracking, como minimizar o risco de ocorrência de falha, ataque químico versus stress cracking, os avanços recentes ocorridos nessa área e análise de casos.

 

Também foi informado que serão apresentadas aos participantes situações reais de falha de produtos por ESC. O curso será dividido em dois módulos, cada um deles com início previsto para as 9 horas e término às 12 horas.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.


 

Imagem: ABPol


 

 

Mais eventos em junho:

 

Ferramentaria é tema de evento nacional

 

UPgrade: evento sobre plásticos e o meio ambiente

 

#ABPol #UFCG #Curso #PI

 



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024