A construção civil tem evoluído nos últimos anos no sentido de se tornar mais sustentável, além de utilizar métodos construtivos mais rápidos e limpos.

 

Seguindo esta tendência, o grupo Isorecort, fabricante de  soluções em poliestireno expandido (EPS), desenvolveu a escada Monopainel, chamando a atenção para as variadas possibilidades de aplicação do material na construção civil. Usando em sua campanha de marketing o slogan “La Casa de EPS”, a empresa faz uma alusão bem-humorada à famosa série “La Casa de Papel”.

 

Segundo o engenheiro Denilson Rodrigues, a escada em EPS é de montagem simples, embora tenha caráter estrutural.  “Os profissionais conseguem instalá-la sem dificuldade, em poucas horas. Por ser um material leve e resistente, ele exige uma estrutura de sustentação menor que as escadas convencionais, sem gerar resíduos como de recortes de madeira, por exemplo”, afirmou. 

 

A escada é produzida em um modelo padrão disponível para pronta entrega ou sob medida, conforme o projeto de cada cliente, e pode ser instalada no local da obra sem comprometer o andamento da construção. Composta por três peças, sendo dois lances e um patamar intermediário, a solução atende às normas vigentes, com medidas de 1,20 e 0,80 m de largura, carga de 300 kg por metro quadrado e instalação sob até 3 m de pé direito. Rodrigues ainda completou que “A partir dessas três peças, é possível montar uma escada de lance único, realizar a instalação com um patamar intermediário ou ainda criar uma escada de lance sobre lance em formato de U, ou mesmo em L”.

 

Outra vantagem citada pela companhia é que a solução foi desenvolvida para ser instalada de forma isolada em relação às paredes. Ou seja, enquanto a escada pré-moldada comum fica encostada nas paredes, a de EPS estruturado não precisa de vigas ou colunas para sustentação. Ela é projetada para ser instalada sem apoio nas laterais, apenas com apoio no início e outro no final, podendo ser usada em qualquer tipo de edificação, independente do sistema construtivo utilizado.

 

Depois de instalada no local projetado, o meio da escada é preenchido com uma armação e concreto usinado. Após essa etapa, basta projetar a argamassa por fora e por cima, em pouca quantidade, que a escada estará pronta. “As soluções em Monopainel de EPS são um terço mais rápidas de se executar em comparação à alvenaria convencional”, comentou Rodrigo Rezende, gerente administrativo do Grupo Isorecort.

 

(Fotos: Isorecort)

#poliestirenoexpandido #eps #isopor #escada #aplicacoes #construcaocivil

 

Conteúdo relacionado:

Indústria do plástico no compasso da construção civil

EPS, um material auxiliar na construção civil




Mais Notícias PI



Polímeros de alto desempenho usados em sensores de veículos autônomos

Companhia desenvolve um novo conceito para sensores de radar em veículos autônomos, com gerenciamento térmico integrado, graças ao uso de material híbrido.

07/10/2021


Projeto usa microondas e soldagem a laser para obter compósitos recicláveis voltados à indústria de transportes

Usando novos materiais e processos de fabricação, projeto liderado pelo instituto Aimplas ajuda a produzir veículos mais leves e menos poluentes sem aumentar os custos.

04/10/2021


Bioplástico para aplicação sob alta temperatura em motores

Instituto pesquisa como aplicar bioplástico como substituto aos materiais de origem fóssil em peças para compartimento do motor que são submetidas a altas temperaturas.

21/09/2021