A construção civil tem evoluído nos últimos anos no sentido de se tornar mais sustentável, além de utilizar métodos construtivos mais rápidos e limpos.

 

Seguindo esta tendência, o grupo Isorecort, fabricante de  soluções em poliestireno expandido (EPS), desenvolveu a escada Monopainel, chamando a atenção para as variadas possibilidades de aplicação do material na construção civil. Usando em sua campanha de marketing o slogan “La Casa de EPS”, a empresa faz uma alusão bem-humorada à famosa série “La Casa de Papel”.

 

Segundo o engenheiro Denilson Rodrigues, a escada em EPS é de montagem simples, embora tenha caráter estrutural.  “Os profissionais conseguem instalá-la sem dificuldade, em poucas horas. Por ser um material leve e resistente, ele exige uma estrutura de sustentação menor que as escadas convencionais, sem gerar resíduos como de recortes de madeira, por exemplo”, afirmou. 

 

A escada é produzida em um modelo padrão disponível para pronta entrega ou sob medida, conforme o projeto de cada cliente, e pode ser instalada no local da obra sem comprometer o andamento da construção. Composta por três peças, sendo dois lances e um patamar intermediário, a solução atende às normas vigentes, com medidas de 1,20 e 0,80 m de largura, carga de 300 kg por metro quadrado e instalação sob até 3 m de pé direito. Rodrigues ainda completou que “A partir dessas três peças, é possível montar uma escada de lance único, realizar a instalação com um patamar intermediário ou ainda criar uma escada de lance sobre lance em formato de U, ou mesmo em L”.

 

Outra vantagem citada pela companhia é que a solução foi desenvolvida para ser instalada de forma isolada em relação às paredes. Ou seja, enquanto a escada pré-moldada comum fica encostada nas paredes, a de EPS estruturado não precisa de vigas ou colunas para sustentação. Ela é projetada para ser instalada sem apoio nas laterais, apenas com apoio no início e outro no final, podendo ser usada em qualquer tipo de edificação, independente do sistema construtivo utilizado.

 

Depois de instalada no local projetado, o meio da escada é preenchido com uma armação e concreto usinado. Após essa etapa, basta projetar a argamassa por fora e por cima, em pouca quantidade, que a escada estará pronta. “As soluções em Monopainel de EPS são um terço mais rápidas de se executar em comparação à alvenaria convencional”, comentou Rodrigo Rezende, gerente administrativo do Grupo Isorecort.

 

(Fotos: Isorecort)

#poliestirenoexpandido #eps #isopor #escada #aplicacoes #construcaocivil

 

Conteúdo relacionado:

Indústria do plástico no compasso da construção civil

EPS, um material auxiliar na construção civil



Mais Notícias PI



Bom momento para o mercado de tubos plásticos

A feira Tube, que acontecerá em abril, no centro de exposições da Messe Düsseldorf, na Alemanha, criou um pavilhão dedicado aos tubos plásticos.

19/03/2024


Plásticos de engenharia na construção de guias lineares

Polímeros de alto desempenho dispensam a lubrificação e permitem a substituição de materiais convencionais nas buchas deslizantes de guias lineares. Alta resistência mecânica e térmica também são diferenciais.

28/02/2024


Bicampeão mundial de surfe lançou prancha feita 100% em EPS

Fabricada pela Kos Blanks a partir de poliestireno expandido (EPS) fornecido pela Termotécnica, a prancha foi desenvolvida por Filipe Toledo.

14/02/2024