A Liberi EAD, empresa fornecedora de cursos on-line e e-books com sede administrativa em Campo Grande (MS), disponibilizou em seu site o livro digital “Resolva problemas de processo de injeção plástica”, que pode ser obtido gratuitamente por meio de download.

E-book traz dicas de como resolver problemas do processo de injeção de plásticos e está disponível gratuitamente no site da Liberi EAD

 

De autoria de Felipe Souza, que é um dos diretores-executivos da companhia, a obra traz sugestões para a resolução de problemas corriqueiros em indústrias que atuam na transformação de resinas termoplásticas por injeção, tais como o surgimento de partículas ou pontos pretos em áreas opacas ou transparentes de peças, bem como contaminação causada por lubrificantes presentes nas cavidades de moldes, por exemplo.

 

A primeira parte do e-book traz explanações sobre a função dos moldes para injeção de plásticos, e também sobre seus componentes, além de explicações sobre matérias-primas, incluindo masterbatches e aditivos e cargas. Nesta parte também há conteúdo sobre a importância da realização de ajustes em máquinas que serão usadas para a fabricação de peças plásticas, e também são mencionados os parâmetros de processo, que devem ser corretamente analisados.

 

Voltando à ocorrência de anomalias em superfícies opacas ou transparentes de peças plásticas, que é o tema do capítulo 1 da obra, denominado “Pontos pretos ou estrias”, o leitor encontrará conteúdo relacionado a tópicos como “Fator máquina – tempo excessivo de residência do material no cilindro”; “Material residente no sistema de câmara quente/bico quente”; “Cilindro de injeção trincado/quebrado ou rosca danificada”; “Contaminação no cilindro de injeção”; “Bucha de injeção cortada, arranhada ou desalinhada”; e “Molde pequeno para a dimensão da injetora”.

 

Já nos capítulos 2 e 3 do livro, denominados “Bolhas (superficial)” e “Rubor (descoloração próxima ao gate)”, respectivamente, são abordados temas como tempo de ciclo curto, baixa contrapressão, velocidade de injeção, temperatura do molde, degasagem insuficiente, uso de material recuperado de forma grosseira, temperatura das resinas sob processo de transformação, bico da injetora com furo de pequeno diâmetro, moldes com cantos “vivos”, umidade excessiva, entre outros.

 

A publicação possui 31 páginas e diversas imagens de matéria-prima e equipamentos, assim como ilustrações de sistemas tipicamente presentes em processos de injeção de plásticos. Pode ser obtida pelo endereço eletrônico https://liberi-ead.com/ebooks/

 

 

Imagem: Liberi EAD

 

Confira mais livros e artigos acadêmicos:

 

Nanotecnologia e polímeros

 

Polímeros sob trilhamento elétrico

 

Estudo Sobre o reaproveitamento de Poliuretano Fundido / Termofixo como carga

 

#LiberiEAD #InjeçãodePlásticos #Livros #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Cores para os plásticos. Novo estudo aponta tendências para 2025.

Think Plastic Brazil lança o Color Trend 2025, que este ano terá curadoria de Gabriela de Matos. O levantamento inclui a publicação de um livro sobre cores que podem ser aplicadas em produtos plásticos. Os verdes e tonalidades de laranja se destacam no estudo.

25/06/2024


E-book sobre plásticos está disponível para download gratuito

O Movimento Plástico Transforma lançou um e-book que trata das características dos plásticos, seu uso e descarte correto.

24/05/2024


Livro aborda o processamento de termoplásticos

Publicação trata da estrutura e as propriedades dos polímeros, e também de dois dos principais processos de transformação de termoplásticos: injeção e extrusão.

16/04/2024