As tecnologias on-line estão possibilitando que os trabalhos cotidianos de parques fabris da cadeia produtiva de plásticos sejam realizados com eficácia, rapidez e, principalmente devido à demanda relacionada à atual crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19, de forma remota.


 

Plataformas digitais industriais chegam ao brasil

 

Entre os recursos digitais que podem ser acessados atualmente estão as plataformas virtuais, as quais, no caso do ramo de polímeros, possibilitam a transmissão de dados provenientes de processos feitos por injetoras e/ou extrusoras, por exemplo, em tempo real, além de outros recursos úteis a este setor, tais como armazenamento de informações em nuvem e monitoramento de processos por meio de dispositivos móveis, entre outros.


 

E nesse contexto a empresa Industrial IoT Solutions, que tem filial em São Paulo (SP) e matriz nos Estados Unidos, passará a comercializar no Brasil duas plataformas digitais voltadas para o segmento industrial, desenvolvidas pela também norte-americana Litmus.


 

A partir de uma parceria consolidada no mês de novembro, as companhias iniciaram o fornecimento das plataformas denominadas “Litmus Edge” e “Litmus Edge Manager” no País, e incluíram pacotes de serviços que compreendem suporte e assistência técnica em português.


 

 

Em se tratando das plataformas digitais, a Litmus Edge conta com sistemas de coleta e gerenciamento de dados, bem como para o estabelecimento de intercomunicação entre maquinário, ferramental e outros ativos instalados em fábricas. Ela também é indicada para trabalhos que envolvam manutenção preditiva e monitoramento de equipamentos, e é compatível com sistemas que abranjam o aprendizado de máquina (machine learning) e IoT industrial (do termo Industrial Internet of Things, IIoT).

 

 

Já a Litmus Edge Manager é uma plataforma desenvolvida para o gerenciamento de dispositivos, dados e aplicativos necessários à implementação da plataforma mencionada anteriormente. Segundo John Younes, cofundador e diretor de comunicação da Litmus, “A plataforma Litmus Edge é ideal para um mercado em crescimento, uma vez que permite a conexão com qualquer ativo industrial, seja antigo ou moderno”, e completou, “estamos satisfeitos com a parceria com a Industrial IoT Solutions para expandir nossa presença no mercado brasileiro, à medida que as empresas adotarem o conceito de indústria 4.0”.


 

 

Hélio Samora, CEO da Industrial IoT Solutions para a América Latina, contou que as plataformas digitais podem operar integradas a controladores lógicos programáveis (CLP) e de comando numérico computadorizado (CNC), assim como robôs e sensores, havendo ainda muitas outras possibilidades de aplicações. “Estamos muito entusiasmados com esta parceria porque as empresas no Brasil estão trabalhando muito para adotar soluções de IoT industrial, e podemos ajudá-las a se tornarem mais eficazes e competitivas”, concluiu.


 

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Acesse também os nossos guias que trazem mais informações sobre equipamentos e sistemas indicados para a modernização de espaços fabris.


 

 

Imagem: Ilustração mostra exemplo esquemático de operações realizadas por plataformas digitais industriais desenvolvidas pela Litmus.


 

 

Conteúdo relacionado:

Empresas movidas a dados podem ter melhores resultados

Novo programa de inteligência artificial para a indústria


 

 

#IndustrialIoTSolutions #Litmus #PlataformasDigitais #Indústria40 #Plásticos

 



Mais Notícias PI



Níveis de colaboração entre humanos e robôs na indústria

Saiba o grau de interação que se pode obter de um robô colaborativo e como adaptar o seu uso conforme as necessidades de cada aplicação.

17/09/2021


Programa de modernização industrial tem inscrições abertas

Companhias participantes contarão com consultoria e assistência para digitalização de processos no chão de fábrica.

02/09/2021


Método de machine learning é capaz de revelar novos materiais úteis para a indústria

Estudo promovido pelo CNPEM mostra como a utilização de machine learning revelou 17 materiais promissores para desenvolvimento de nanodispositivos eletrônicos mais eficientes.

26/08/2021