À medida que atividades retornam à normalidade no atual período pós-pandemia, está ressurgindo a preocupação de como lidar com o passivo ambiental representado pelos plásticos descartáveis, o que inclui a destinação de todo o aparato descartável empregado nos cuidados anti-contaminação.

Nesse contexto, os bioplásticos, originários de fontes renováveis, recicláveis e/ou biodegradáveis, ressurgem com mais força do que antes, com o potencial de poupar o meio ambiente de mais danos.

Esses materiais estão hoje disponíveis inclusive em versões que substituem plásticos de engenharia como as poliamidas convencionais, com potencial para acelerar o cumprimento de metas de sustentabilidade de empresas usuárias de peças técnicas.

Os bioplásticos podem ainda ser uma fonte alternativa de matéria-prima em tempos de volatilidade de preços e de instabilidade da oferta dos materiais convencionais.

 

Para promover um debate sobre esse tema, a revista Plástico Industrial e a Aranda Eventos estão organizando o webinar Bioplásticos, um mercado em formação no Brasil”, com a participação de empreendedores do segmento.

 

 

O convidado Kim Gurtensten Fabri, CEO da Earth Renewable Technologies (ERT), de Curitiba (PR) vai falar sobre as perspectivas de mercado para os compostos com base em bioplásticos do tipo PLA (poli(ácido láctico). E para tratar de poliamidas de origem renovável estará presente Josimar Fazolare, diretor da empresa VeeloRe, que representa no Brasil a chinesa Cathay Biotech, desenvolvedora dos materiais.

 

 

O evento acontece no dia 01 de setembro, quarta-feira, às 18 horas, no canal da Aranda Eventos no Youtube.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

 

Confira os eventos anteriores na playlist PI webinar no Canal da Aranda Eventos no Youtube.

 

 

Foto: Shutterstock


 

 

 



Mais Notícias PI



Mobilidade elétrica: novos grades de PPA voltados à inovação sustentável

Empresa desenvolveu novas soluções de poliftalamida (PPA) projetadas para aplicações em componentes de transportes elétricos e em eletrônica de potência.

30/11/2021


ESG na prática no setor de plásticos

Optar pela desafiadora reciclagem de filmes flexíveis levou a Plastiweber a conceber novos produtos e aplicações para os laminados obtidos a partir de material pós-consumo.

30/11/2021


Nova paleta de cores para plásticos inspirada no Brasil

Catálogo de cores para o mercado brasileiro de plásticos foi elaborado a partir de estudo que contou com a colaboração de fornecedores de masterbatches e fabricantes de peças plásticas. As paletas são indicadas para utensílios domésticos, brinquedos e diversos itens.

26/11/2021