A Microbioff, empresa situada em São Paulo (SP), passou a fornecer um filme plástico que é capaz de inativar microrganismos e que é indicado para o revestimento de áreas de alto contato presentes em máquinas e equipamentos para o processamento de plásticos.
O projeto da película chamada Microbioffilm contou com a participação da empresa TNS Nanotecnologia, de Florianópolis (SC). Nanomateriais que possuem propriedades antivirais foram adicionados à formulação do filme, ou seja, trata-se de um aditivo que consiste em nanopartículas que atuam na sua cadeia polimérica inibindo a proliferação de vírus e bactérias, que possam estar presentes em sua superfície.
De acordo com o engenheiro Rogério Rovito, um dos responsáveis pela criação da película, a eficácia do produto foi validada a partir de testes laboratoriais. “O filme tem eficácia comprovada de 99%. A tecnologia foi testada em laboratório independente e tem o laudo validado conforme a norma ISO 21702”. Ele mencionou ainda outras características, “É um produto atóxico que utiliza química verde, que não agride o meio ambiente”.
Em virtude de ser adesivo, o filme pode ser usado para cobrir painéis, displays e/ou interfaces homem-máquina (IHM) de injetoras, extrusoras e máquinas de sopro, bem como de outros equipamentos. Além disso, é indicado para a cobertura de bancadas, maçanetas, corrimões, ferramentas, entre outros.
No entanto, os fabricantes recomendam que a película seja substituída por uma nova em um período de até seis meses, salientando que esse prazo pode variar conforme os tipos de aplicações aos quais ela será submetida. A limpeza pode ser feita com flanela, água e sabão neutro.
Mais informações podem ser obtidas aqui. Acesse também os nossos guias que contêm dados sobre a oferta de equipamentos para processamento de filmes plásticos fornecidos no Brasil.
Foto: Filme plástico adesivo que possui propriedades antivirais fornecido pela Microbioff.
Conteúdo relacionado:
Barreiras de proteção movimentam o setor de acrílicos
Filme plástico antiviral contra Covid-19
#Microbioff #TNSNanotecnologia #PelículaAntiviral #Plásticos #Covid-19
Mais Notícias PI
Empresa paulista distribui as réguas potenciométricas da alemã Novotechnik, usadas para assegurar o posicionamento preciso dos mecanismos de injetoras e sopradoras.
09/09/2025
Aspectos como reologia, propriedades mecânicas e de cor podem ser melhorados com o uso do pacote de aditivos da Adeka.
26/08/2025
Companhia do Reino Unido incrementou seu portfólio de produtos digitais voltados para a melhoria do processo de sopro, contemplando também materiais reciclados e de origem renovável.
05/08/2025