A Microbioff, empresa situada em São Paulo (SP), passou a fornecer um filme plástico que é capaz de inativar microrganismos e que é indicado para o revestimento de áreas de alto contato presentes em máquinas e equipamentos para o processamento de plásticos.

 

Plástico adesivo pode combater a proliferação de vírus e bactérias.

O projeto da película chamada Microbioffilm contou com a participação da empresa TNS Nanotecnologia, de Florianópolis (SC). Nanomateriais que possuem propriedades antivirais foram adicionados à formulação do filme, ou seja, trata-se de um aditivo que consiste em nanopartículas que atuam na sua cadeia polimérica inibindo a proliferação de vírus e bactérias, que possam estar presentes em sua superfície.

 

De acordo com o engenheiro Rogério Rovito, um dos responsáveis pela criação da película, a eficácia do produto foi validada a partir de testes laboratoriais. “O filme tem eficácia comprovada de 99%. A tecnologia foi testada em laboratório independente e tem o laudo validado conforme a norma ISO 21702”. Ele mencionou ainda outras características, “É um produto atóxico que utiliza química verde, que não agride o meio ambiente”.

 

Em virtude de ser adesivo, o filme pode ser usado para cobrir painéis, displays e/ou interfaces homem-máquina (IHM) de injetoras, extrusoras e máquinas de sopro, bem como de outros equipamentos. Além disso, é indicado para a cobertura de bancadas, maçanetas, corrimões, ferramentas, entre outros.

 

No entanto, os fabricantes recomendam que a película seja substituída por uma nova em um período de até seis meses, salientando que esse prazo pode variar conforme os tipos de aplicações aos quais ela será submetida. A limpeza pode ser feita com flanela, água e sabão neutro.


 

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Acesse também os nossos guias que contêm dados sobre a oferta de equipamentos para processamento de filmes plásticos fornecidos no Brasil.


 

 

Foto: Filme plástico adesivo que possui propriedades antivirais fornecido pela Microbioff.


 

 

Conteúdo relacionado:

 

Barreiras de proteção movimentam o setor de acrílicos

 

Filme plástico antiviral contra Covid-19

 

 

 

#Microbioff #TNSNanotecnologia #PelículaAntiviral #Plásticos #Covid-19



Mais Notícias PI



Bioplásticos e embalagens antimicrobianas em projeto

Consórcio vai promover o desenvolvimento de biopolímeros para a fabricação de embalagens com ativação contra microrganismos.

25/10/2022


Filme se torna autoesterilizante ao ser exposto à luz

Pesquisadores de universidade irlandesa desenvolveram um filme plástico fino e flexível cuja capacidade de autoesterilização é ativada pela luz.

13/09/2022


Investimento no setor de filmes de PVC

Empresas do ramo de filmes plásticos e de laminados sintéticos se unem para produzir embalagens para o ramo farmacêutico.

09/08/2022