Foi lançada esta semana, na sede da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), em São Paulo (SP), a
primeira ferramenta de inteligência artificial especializada no segmento de embalagens. A Inteligência em Embalagens 5.0 (IE 5.) promete auxiliar profissionais de design, pesquisa e desenvolvimento, fabricação, usuários e grandes marcas em suas rotinas de pesquisa para o desenvolvimento e especificação de embalagens.
A IE 5.0 é a primeira IA exclusiva e 100% dedicada ao setor de embalagem e aos seus profissionais e abrange toda a cadeia de valor, da transformação ao consumo, chegando até à reciclagem.
O projeto foi idealizado pelo Professor Fábio Mestriner, referência em design e inovação em embalagem, e pelo estrategista de marketing digital, Carlos Eduardo Raia. É fruto de uma startup brasileira que reuniu tecnologia, curadoria de conhecimento e participação ativa da comunidade de especialistas do setor. O projeto conta com créditos do Amazon Web Services (AWS) Activate para Startups, que também oferece apoio técnico e a infraestrutura computacional.

Na ocasião do lançamento da IA, Mestriner comentou sobre o aspecto multidisciplinar do assunto embalagem, que envolve desde a ciência de materiais, engenharia de alimentos até ciências comportamentais. Daí a necessidade de se criar uma IA exclusiva e focada nos temas do setor. E para quem ainda crê que “IA é tudo igual”, ele lançou o desafio de se fazer a mesma pesquisa, exatamente com o mesmo prompt, em uma IA generalista e na IE 5.0. “O resultado falará por si”, provocou.
Fábio Mestriner e Carlos Eduardo Raia durante a apresentação da nova IA na sede da ABRE.
A IE 5.0 será capaz de refinar as perguntas dos profissionais e respondê-las em suas especificidades, ajudando a construir linhas de raciocínio sobre diferentes temas do universo das embalagens. A ideia também é provocar brainstorms e tornar o trabalho desses profissionais mais dinâmico, produtivo e assertivo”, comentou Mestriner.
De acordo com as informações levantadas durante a pesquisa para a criação da ferramenta, em torno de 1,2 milhão de profissionais no Brasil atuam de alguma forma no setor de embalagens, em suas mais diversas frentes. Serão eles os potenciais usuários da nova IA.
Base sólida de conhecimento
Para construir a base de conhecimento da IE 5.0 foram pesquisados, em profundidade, mais de 80 temas e 180 subtemas. Também foram incorporadas mais de 15 mil teses de mestrado e doutorado das principais universidades dos cinco continentes, sendo 3.500 delas brasileiras. O resultado é uma base de dados com mais de 90 tecnologias utilizadas na fabricação de embalagem descritas em detalhes. A IE 5.0 foi construída ao longo de um ano e meio, com curadoria humana especializada, garantindo a seleção de informações qualificadas e validadas, sem recorrer a dados genéricos ou de origem duvidosa.
Outra preocupação foi com o alto nível da curadoria científica. Para garantir profundidade técnica, a IE 5.0 consultou repositórios internacionais de teses e artigos científicos, publicações especializadas e bases de dados de instituições como World Packaging Organization (WPO), Organização das Nações Unidas (ONU), em suas divisões para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e para Alimentação e Agricultura (FAO), além da agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA), ANVISA e instituições da União Europeia.
Além das dissertações e teses sobre embalagem, a IE 5.0 reúne conteúdo proveniente de associações setoriais, revistas técnicas, manuais de tecnologia e eventos globais como interpack, Pack Expo e Fispal Tecnologia.
Para profissionais
A Inteligência de Embalagem 5.0 (IE 5.0) nasceu com o propósito claro de ser treinada pela comunidade de embalagens para se tornar uma especialista neste ecossistema complexo e multidisciplinar, que envolve desde engenharia de materiais, design e marketing, até logística, legislação, sustentabilidade, reciclagem e comportamento do consumidor.
Inspirada no conceito da Indústria 5.0, na qual a supervisão humana complementa a automação e os algoritmos, a IE 5.0 foi concebida para unir inteligência artificial e inteligência humana. Portanto, seu treinamento é contínuo e colaborativo, conduzido por um painel de especialistas formado por profissionais de destaque da indústria brasileira de embalagem. “Este time testa, avalia e aprimora a plataforma continuamente. As contribuições dos especialistas levaram a duas rodadas de aperfeiçoamento, com melhorias validadas em testes práticos”, completou Fábio Mestriner.
“O objetivo é que a IE 5.0 evolua junto com o setor, respondendo cada vez melhor às perguntas e desafios dos profissionais de embalagem”, explica o cofundador Carlos Eduardo Raia.
Apoio viabiliza versão gratuita
Para que a IE 5.0 seja uma ferramenta gratuita para os profissionais de embalagens, o projeto conta com o apoio da Gonçalves Embalagens (São Paulo, SP), que apostou no potencial da iniciativa.
Oito entidades representativas da indústria de embalagem também declararam apoio institucional ao projeto: ABRE, Abeaço, Abividro, Abipet, ABIEF, Abflexo, Abigraf e Abiplast.
O lançamento internacional da versão mais robusta da plataforma, a Business Pro, será feito na Alemanha, em maio de 2026, durante a interpack, maior feira mundial de embalagem.
A IE 5.0 pode ser acessada gratuitamente no seguinte link:
www.inteligenciadeembalagem.com.br
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Leia também:
Mais Notícias PI
O Grupo Aptar adquiriu a Sommaplast, fornecedora de embalagens para o setor farmacêutico.
02/12/2025
O Instituto de Embalagens vai abordar as inovações do setor de plásticos exibidas na feira K, Anuga e Drinktec em evento em SP.
18/11/2025
Braskem, Qualy e Bomix participam de um projeto que converteu óleo de cozinha pós-consumo em polipropileno bio-circular, usado na fabricação de embalagens de margarina.
21/10/2025