A Plastivida – Instituto Socioambiental dos Plásticos – entregou, por meio de seu Comitê de EPS, duas prensas que serão usadas por duas associações na preparação do EPS (isopor) para  reciclagem

 

A ação faz parte do projeto "Recicle+EPS", desenvolvido pela Plastivida e lançado em março de 2021, no município de Florianópolis (SC), para ampliar a conscientização e o engajamento da população sobre a importância da reciclagem do poliestireno expandido (EPS), popularmente conhecido pela marca comercial Isopor. O material, muitas vezes, é rotulado erroneamente como “não reciclável”.

 

Criado em sintonia com os conceitos de economia circular, o programa tem por objetivo tornar a cidade um modelo para o Brasil em reciclagem e educação ambiental para os plásticos, em especial o EPS. 

 

De acordo com a Plastivida, no total o projeto contemplará a entrega de dez prensas. As duas primeiras foram entregues para a Associação Sul Recicla e à Associação Amigos da Natureza, as quais formarão fardos de EPS que serão comercializados e reciclados. Segundo Ivam Michaltchuk, coordenador do comitê, "os equipamentos foram cedidos em regime de comodato. Porém, cumprida a meta de produtividade, os mesmos serão doados em caráter definitivo para as associações”.

 

Até o momento, o programa já implantou 11 pontos de entrega voluntária (PEVs) exclusivos para a coleta do EPS, em diversos pontos da cidade. O EPS é um material 100% reciclável e a entrega das peças e embalagens, limpas e secas, nos PEVs facilita o tratamento e melhora o preço de venda do material, gerando trabalho e renda aos integrantes de cooperativas de triagem. 

 

O EPS reciclado é reutilizado para fabricação de réguas, rodapés, molduras, perfis decorativos e até placas para a construção civil. Ainda de acordo com Michaltchuk, há potencial de coleta e reciclagem de cerca de 10 toneladas por mês de EPS, na grande Florianópolis. O "Recicle+EPS" é uma parceria entre o Comitê de EPS da Plastivida, Santa Luzia Molduras, Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Florianópolis e a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR).  


 

(Foto: Freepik)

#reciclagemisopor #isopor #eps #poliestirenoexpandido #reciclagem



Mais Notícias PI



PA reciclada a partir de aparas industriais

A japonesa UBE desenvolveu dois novos grades de PA reciclada proveniente de aparas industriais de filmes. O material é ideal para produção de monofilamentos.

15/10/2021


Programa que recolhe tampinhas assopra velinhas

Programa social de incentivo à reciclagem de tampas plásticas completa mais um ano com muitas toneladas recolhidas.

08/10/2021


Aumenta a oferta de equipamentos para separação e detecção de metais

Piovan do Brasil anuncia a representação da Bunting Magnetics, fabricante norte-americana de equipamentos usados na transformação e reciclagem de plásticos.

08/10/2021