A Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior anunciou ontem a inclusão das resinas de polipropileno (PP) na lista de exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (LETEC). Assim, as importações da matéria-prima  passam a ter alíquota zero, em medida com vigência prevista para os próximos três meses, para uma quota de 77 mil toneladas mensais. A resolução é passível de renovação e teve como principal causa a dificuldade de abastecimento do mercado como consequência da pandemia de Covid-19.

Em nota, a  Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) elogiou a iniciativa governamental e informou que nas últimas semanas foram realizados encontros entre a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec, do Ministério da Economia), associações, setores consumidores e Braskem, visando traçar estratégias para contornar o impasse vivido pela cadeia produtiva do plástico diante da escassez de matéria-prima. 

 

De acordo com Roberta Duarte, gerente de contas estratégicas no Brasil da distribuidora Montachem Internacional (EUA), a medida terá impacto praticamente imediato sobre os ânimos do mercado: "É uma excelente notícia. Acredito que estamos caminhando para uma normalização. Ainda há alguns atrasos, porém, nossas cargas estão sendo embarcadas 100%".

 

 

 

Conteúdo relacionado:

Dificuldades no suprimento de matéria-´prima devem perdurar pelos próximos meses

 

 

#alíquotazeroparaPP

 



Mais Notícias PI



Mobilidade elétrica: novos grades de PPA voltados à inovação sustentável

Empresa desenvolveu novas soluções de poliftalamida (PPA) projetadas para aplicações em componentes de transportes elétricos e em eletrônica de potência.

30/11/2021


Projeto usará embalagens de EPS na produção de peças para eletrodomésticos

Parceria que visa à fabricação de peças para refrigeradores usando embalagens de EPS pretende reaproveitar 200 toneladas de material pós-consumo até o próximo ano.

30/11/2021


ESG na prática no setor de plásticos

Optar pela desafiadora reciclagem de filmes flexíveis levou a Plastiweber a conceber novos produtos e aplicações para os laminados obtidos a partir de material pós-consumo.

30/11/2021