A Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior anunciou ontem a inclusão das resinas de polipropileno (PP) na lista de exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (LETEC). Assim, as importações da matéria-prima  passam a ter alíquota zero, em medida com vigência prevista para os próximos três meses, para uma quota de 77 mil toneladas mensais. A resolução é passível de renovação e teve como principal causa a dificuldade de abastecimento do mercado como consequência da pandemia de Covid-19.

Em nota, a  Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) elogiou a iniciativa governamental e informou que nas últimas semanas foram realizados encontros entre a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec, do Ministério da Economia), associações, setores consumidores e Braskem, visando traçar estratégias para contornar o impasse vivido pela cadeia produtiva do plástico diante da escassez de matéria-prima. 

 

De acordo com Roberta Duarte, gerente de contas estratégicas no Brasil da distribuidora Montachem Internacional (EUA), a medida terá impacto praticamente imediato sobre os ânimos do mercado: "É uma excelente notícia. Acredito que estamos caminhando para uma normalização. Ainda há alguns atrasos, porém, nossas cargas estão sendo embarcadas 100%".

 

 

 

Conteúdo relacionado:

Dificuldades no suprimento de matéria-´prima devem perdurar pelos próximos meses

 

 

#alíquotazeroparaPP

 



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Expansores para PVC são testados por fornecedora de compostos

Empresa paulista compartilha informações sobre testes feitos internamente com agentes expansores para PVC.

18/04/2024