Hellen Souza, da redção

A UBQ Materials (Israel), desenvolvedora de uma tecnologia patenteada de reciclagem de resíduos sólidos, anunciou o uso dos seus materiais pela indústria de produtos plásticos Rimax SAS (Colômbia), na fabricação de itens para o mercado de animais de estimação. Trata-se da primeira linha de produtos do gênero com o selo 'Made with UBQ'. Inicialmente estará disponível na Colômbia, mas em breve será lançada globalmente.

A linha de produtos inclui casinhas para cães de tamanho grande e médio, e também caixas de areia para gatos com cobertura. Estará disponível pelo e-commerce da Rimax, assim como em em varejistas latino-americanos como o Home Center na Colômbia e Home Depot no México. O lançamento comercial da linha pet faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa para reduzir seu impacto ambiental.

 

 

Resíduos bem-vindos

 

O UBQ™ é um novo material com propriedades termoplásticas que pode ser processado pelas técnicas de fabricação existentes, tais como injeção, extrusão, moldagem por compressão e impressão 3D. Embora tenha origem na recuperação direta de resíduos sólidos mistos, praticamente sem triagem (são retirados apenas metais e elementos minerais), o material pode ser usado puro ou adicionado a materiais como ABS, PE, PLA, PVC e PP. O vídeo a seguir mostra os princípios da sua obtenção:

 

 

 

 

 

Seu uso permite que os fabricantes façam substituições simples de materiais para reduzir a pegada de carbono de produtos duráveis em setores como automotivo, bens de consumo, logística e aplicações da cadeia de suprimentos.

 

Disponível no Brasil

 

O material da UBQ está disponível no mercado brasileiro e é usado, por exemplo, por fabricantes que produzem para a Arcos Dorados, o maior franqueado independente do McDonald's no mundo, para a fabricação de bandejas para a rede de lanchonetes. O UBQ™ também é a matéria-prima dos paletes de remessa e displays de produto para a PepsiCo no Brasil. A empresa israelense está também validando materiais nas indústrias de construção e de calçados no País. Indústrias interessadas em saber mais sobre o material podem entrar em contato pelo site da UBQ.

 

Sobre a Rimax

 

A Rimax, empresa colombiana fundada em 1953, possui planta industrial em Valle del Cauca, onde processa uma média de 20 mil toneladas anuais de resina, das quais 25% são recicladas. Seu mix de produtos é composto por mais de 350 itens para casa, indústria e instituições, com presença em mais de 45 países em todo o mundo.

 

 

Fotos: Rimax

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Instrumentos cirúrgicos poderão ser reciclados

 

Fazendas verticias e os materiais plásticos

 

#UBQ

#Rimax

#reciclados



Mais Notícias PI



O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025


Schütz Vasitex amplia a oferta de embalagens industriais com ciclo de vida fechado

A empresa especializada na produção e reaproveitamento de embalagens intermediárias para produtos líquidos faz novas apostas ao diversificar a oferta de sua linha de IBC’s.

16/10/2025


Projeto estimula a conversão de resíduos em novas matérias-primas

O IPT lançou um programa de desenvolvimento de tecnologias para o reaproveitamento de materiais PCR.

06/10/2025