Hellen Souza, da redção
A UBQ Materials (Israel), desenvolvedora de uma tecnologia patenteada de reciclagem de resíduos sólidos, anunciou o uso dos seus materiais pela indústria de produtos plásticos Rimax SAS (Colômbia), na fabricação de itens para o mercado de animais de estimação. Trata-se da primeira linha de produtos do gênero com o selo 'Made with UBQ™'. Inicialmente estará disponível na Colômbia, mas em breve será lançada globalmente.
A linha de produtos inclui casinhas para cães de tamanho grande e médio, e também caixas de areia para gatos com cobertura. Estará disponível pelo e-commerce da Rimax, assim como em em varejistas latino-americanos como o Home Center na Colômbia e Home Depot no México. O lançamento comercial da linha pet faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa para reduzir seu impacto ambiental.
Resíduos bem-vindos
O UBQ™ é um novo material com propriedades termoplásticas que pode ser processado pelas técnicas de fabricação existentes, tais como injeção, extrusão, moldagem por compressão e impressão 3D. Embora tenha origem na recuperação direta de resíduos sólidos mistos, praticamente sem triagem (são retirados apenas metais e elementos minerais), o material pode ser usado puro ou adicionado a materiais como ABS, PE, PLA, PVC e PP. O vídeo a seguir mostra os princípios da sua obtenção:
Seu uso permite que os fabricantes façam substituições simples de materiais para reduzir a pegada de carbono de produtos duráveis em setores como automotivo, bens de consumo, logística e aplicações da cadeia de suprimentos.
Disponível no Brasil
O material da UBQ está disponível no mercado brasileiro e é usado, por exemplo, por fabricantes que produzem para a Arcos Dorados, o maior franqueado independente do McDonald's no mundo, para a fabricação de bandejas para a rede de lanchonetes. O UBQ™ também é a matéria-prima dos paletes de remessa e displays de produto para a PepsiCo no Brasil. A empresa israelense está também validando materiais nas indústrias de construção e de calçados no País. Indústrias interessadas em saber mais sobre o material podem entrar em contato pelo site da UBQ.
Sobre a Rimax
A Rimax, empresa colombiana fundada em 1953, possui planta industrial em Valle del Cauca, onde processa uma média de 20 mil toneladas anuais de resina, das quais 25% são recicladas. Seu mix de produtos é composto por mais de 350 itens para casa, indústria e instituições, com presença em mais de 45 países em todo o mundo.
Fotos: Rimax
Conteúdo relacionado:
Instrumentos cirúrgicos poderão ser reciclados
Fazendas verticias e os materiais plásticos
#UBQ
#Rimax
#reciclados
Mais Notícias PI
O Projeto ReBioCycle vai pesquisar e criar condições para a reciclagem de três tipos de bioplásticos que já são utilizados na fabricação de diferentes produtos, especialmente embalagens e descartáveis.
21/01/2025
Ter o registro preciso sobre o fluxo de materiais reciclados, bioplásticos e resinas convencionais em uma planta industrial é fundamental na determinação das estratégias e na validação de ações de sustentabilidade no setor de plásticos. O balanço de massa é um conceito simples que pode ser usado pelas empresas de transformação que desejam cumprir suas próprias metas de ESG ou atender aos requisitos de seus clientes.
21/01/2025
A Comissão Organizadora do 4o congresso sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável iniciou o processo de inscrição de trabalhos técnicos.
21/01/2025