Hellen Souza, da redção

A UBQ Materials (Israel), desenvolvedora de uma tecnologia patenteada de reciclagem de resíduos sólidos, anunciou o uso dos seus materiais pela indústria de produtos plásticos Rimax SAS (Colômbia), na fabricação de itens para o mercado de animais de estimação. Trata-se da primeira linha de produtos do gênero com o selo 'Made with UBQ'. Inicialmente estará disponível na Colômbia, mas em breve será lançada globalmente.

A linha de produtos inclui casinhas para cães de tamanho grande e médio, e também caixas de areia para gatos com cobertura. Estará disponível pelo e-commerce da Rimax, assim como em em varejistas latino-americanos como o Home Center na Colômbia e Home Depot no México. O lançamento comercial da linha pet faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa para reduzir seu impacto ambiental.

 

 

Resíduos bem-vindos

 

O UBQ™ é um novo material com propriedades termoplásticas que pode ser processado pelas técnicas de fabricação existentes, tais como injeção, extrusão, moldagem por compressão e impressão 3D. Embora tenha origem na recuperação direta de resíduos sólidos mistos, praticamente sem triagem (são retirados apenas metais e elementos minerais), o material pode ser usado puro ou adicionado a materiais como ABS, PE, PLA, PVC e PP. O vídeo a seguir mostra os princípios da sua obtenção:

 

 

 

 

 

Seu uso permite que os fabricantes façam substituições simples de materiais para reduzir a pegada de carbono de produtos duráveis em setores como automotivo, bens de consumo, logística e aplicações da cadeia de suprimentos.

 

Disponível no Brasil

 

O material da UBQ está disponível no mercado brasileiro e é usado, por exemplo, por fabricantes que produzem para a Arcos Dorados, o maior franqueado independente do McDonald's no mundo, para a fabricação de bandejas para a rede de lanchonetes. O UBQ™ também é a matéria-prima dos paletes de remessa e displays de produto para a PepsiCo no Brasil. A empresa israelense está também validando materiais nas indústrias de construção e de calçados no País. Indústrias interessadas em saber mais sobre o material podem entrar em contato pelo site da UBQ.

 

Sobre a Rimax

 

A Rimax, empresa colombiana fundada em 1953, possui planta industrial em Valle del Cauca, onde processa uma média de 20 mil toneladas anuais de resina, das quais 25% são recicladas. Seu mix de produtos é composto por mais de 350 itens para casa, indústria e instituições, com presença em mais de 45 países em todo o mundo.

 

 

Fotos: Rimax

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Instrumentos cirúrgicos poderão ser reciclados

 

Fazendas verticias e os materiais plásticos

 

#UBQ

#Rimax

#reciclados



Mais Notícias PI



Incentivo à reciclagem em terminais rodoviários

Pontos de descarte de garrafas plásticas para troca por vale-compras e doações foram instalados em rodoviárias em São Paulo.

23/07/2024


A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

Fundada por pesquisadoras da área de materiais, a startup de base tecnológica IQX desenvolveu aditivos que tornam viável a reciclagem de materiais como borracha vulcanizada.

17/07/2024


Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024