A alemã Stadler, com unidade brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu um sistema automatizado para remoção de arames usados no enfardamento de materiais recicláveis, processando inclusive fardos com amarração cruzada.

 

O enfardamento com arame é essencial no setor de reciclagem, pois auxilia na coleta, transporte e manuseio de grandes quantidades de resíduos, mas também representa um risco para os operadores, pois as pontas dos arames podem causar ferimentos, visto que a sua remoção geralmente é feita de forma manual. O WireX automatiza totalmente o processo, liberando o material de uma única vez e aumentando a capacidade da linha de classificação de materiais de maneira segura.

 

O equipamento usa sistemas de detecção e medição por sensores para localizar os arames, removendo-os dos fardos com amarração simples ou cruzada em uma única passagem. A unidade de remoção dos arames é integrada a uma estrutura resistente a vibrações, feita de aço, que comporta fardos de dimensões padronizadas.

 

Os fardos são alimentados na máquina por um transportador independente diretamente para uma placa horizontal e depois para uma móvel vertical, que os empurra de forma guiada, mantendo-o na posição correta. Os sensores localizados acima do transportador de entrada, dentro da câmara e na aba garantem que o fardo seja posicionado com alta precisão.

 

Quando o fardo está na posição, ganchos são empurrados para dentro dele para fixar o arame para o corte. Assim que concluído, os ganchos são puxados para fora e os fios são enrolados por um mecanismo giratório e descarregados por um pequeno transportador integrado em um compartimento separado, prontos para a reciclagem.

 

A placa horizontal então se abre e o fardo cai em um transportador colocado abaixo da máquina, que alimentará o material no sistema de classificação.

 

O funcionamento do WireX pode ser conferir no vídeo abaixo:

 

 

 

 

 __________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________



 

 

Imagem: Stadler

 

 

Leia também:

 

 

Como o setor de reciclagem pode ajudar a reconstruir o RS

 

PL 4035/21 poderá trazer redução de impostos para empresas que usam reciclados

 

 

 

 



Mais Notícias PI



A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

Fundada por pesquisadoras da área de materiais, a startup de base tecnológica IQX desenvolveu aditivos que tornam viável a reciclagem de materiais como borracha vulcanizada.

17/07/2024


Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024


Empresas firmam acordo para estruturar redes de reciclagem

Gerenciar redes de reciclagem de resíduos gerados pela produção de cartões plásticos do Grupo UP no Brasil é o objetivo da eureciclo.

25/06/2024