O projeto europeu SAFE-ED Coatings, coordenado pela empresa Fakolith com a participação do instituto tecnológico Aimplas, ambos sediados na Espanha, iniciou o desenvolvimento de quatro novos sistemas de revestimentos isentos de bisfenol A (BPA) e outros materiais reconhecidos como nocivos à saúde humana por atuarem como disruptores endócrinos (ED). A iniciativa, divulgada em 1º de junho, em Valência, é uma resposta às diretrizes de segurança alimentar e sanitária da European Food Safety Authority (EFSA) e da Food and Drug Administration (FDA), entidades voltadas à segurança sanitária que exigem a
redução drástica ou a eliminação da migração dessas substâncias em materiais em contato com água e alimentos. Financiado pela União Europeia, o cronograma técnico prevê a conclusão dos trabalhos até o final deste ano.
A pesquisa adota como estratégia a eliminação, redução e encapsulamento de compostos nocivos para assegurar que a migração residual de bisfenol atinja valores indetectáveis, inferiores a 1 ppb. Para viabilizar as formulações industriais, os pesquisadores partiram de uma base de 80 matérias-primas. A expectativa do consórcio é que ao menos 60 desses componentes (75% do total) cumpram simultaneamente os requisitos regulatórios para contato direto com alimentos e apresentem o desempenho mecânico necessário para aplicação industrial.
A divisão de trabalho confia à Aimplas a avaliação de riscos regulatórios e a adequação das metodologias de ensaio para os novos limites restritivos. O instituto aplica métodos avançados de análise para adaptar os revestimentos especializados às normas vigentes. Paralelamente, a Fakolith lidera a síntese química e a formulação dos sistemas, garantindo propriedades adequadas para materiais e revestimentos destinados à construção civil, instalações industriais e contato direto com água potável ou alimentos.
Como desdobramento técnico, o projeto prevê ainda a incorporação de polímeros de base biológica (bioplásticos) na cadeia, mitigando o impacto das restrições regulatórias sobre as resinas epóxi convencionais.
Imagem: Aimplas
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Conteúdo relacionado:
Mais Notícias PI
A Additiva anunciou a comercialização de um extensor de cadeia que recupera a viscosidade do fundido e a estabilidade de diferentes materiais plásticos. No caso do PET, recupera propriedades e permite o uso de 100% de material reciclado em linhas de fabricação de novos produtos.
02/06/2026
Dados do Circularity Gap Report alertam para a perda de 1/3 do valor gerado nas cadeias produtivas no modelo tradicional de economia linear. Indicadores tradicionais como o PIB não medem este dado.
02/06/2026
Integrada à lógica da manufatura moderna, a simulação elimina custos ao permitir a correção de falhas de design ainda na fase de projeto.
01/06/2026