A preocupação com a competitividade da indústria europeia levou um grupo de 17 países a elaborar a Declaração de Berlim, publicada recentemente, tendo por objetivo fortalecer a produção industrial no continente e garantir sua competitividade global diante de desafios como descarbonização, digitalização,segurança e dependência internacional de insumos estratégicos.

 

O conteúdo que toca diretamente o segmento dos plásticos aponta a necessidade de articulação política para apoiar cadeias industriais críticas, promover a inovação em materiais circulares e acelerar a implementação de padrões e requisitos técnicos harmonizados, especialmente os ligados à sustentabilidade. A adoção de sistemas de digitalização, incluindo o uso de IA, também é considerado prioritário no documento.

 

Entre os pontos centrais, destaca-se o apelo por redução de burocracias e maior reconhecimento do valor econômico gerado pela indústria transformadora, incluindo o setor de plásticos. O texto evidencia a urgência em adotar políticas que incentivem o desenvolvimento de cadeias de valor regionais, facilitando o acesso a matérias-primas recicladas, investimentos em tecnologia de reciclagem de plásticos e criação de novas aplicações industriais. A expectativa é de que essas medidas impulsionem o consumo de conteúdo reciclado e melhorem o perfil ambiental dos produtos plásticos na Europa.

 

A declaração também enfatiza a importância de um marco regulatório previsível para o segmento de materiais plásticos, garantindo estabilidade para empresas investirem em soluções inovadoras e processos mais eficientes. O documento, ao reconhecer o papel estratégico dos plásticos para setores como automotivo, eletrônico, embalagem e construção, propõe uma abordagem colaborativa entre Estados-membros, associações industriais e órgãos reguladores para fortalecer pesquisa e desenvolvimento, aumentar a competitividade e apoiar a transição para materiais mais sustentáveis.

 

O texto completo da declaração, em inglês, pode ser acessado aqui.


__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Shutterstock


 

 

Leia também:

 

Fabricante de motocicletas vai aumentar a produção no Amazonas


 

Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos


 



Mais Notícias PI



Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025


Fabricante de motocicletas vai aumentar a produção no Amazonas

A Honda vai investir mais de R$ 1 bilhão para aumentar a capacidade produtiva da sua fábrica em Manaus.

13/10/2025


Espaço para a inovação no setor de filmes agrícolas

Menos volume e mais inovação, adaptação regional e reposicionamento dos fluxos comerciais globais são as tendências apontadas em novo estudo sobre o mercado de filmes agrícolas.

06/10/2025