Apesar de consolidado na indústria da mecânica de precisão, ainda não é bem compreendido o mecanismo através do qual ocorre a remoção de material da peça nem como os parâmetros operacionais influenciam o processo. Este trabalho procura investigar de que forma a folga frontal entre eletrodos influencia a descarga elétrica e o tipo de cratera erodida, em função dos principais parâmetros. Os ensaios foram conduzidos em um óleo fluido dielétrico para uma gama de tempos de impulsos de 3 a 500 µs, de tensão em vazio de 75 a 250 V, de gap entre 0,5 e 23 µm, com ferramenta de cobre E-Cu58 e peça de aço-cromo-níquel AISI 304. Foram realizados ensaios em condições laboratoriais controladas e os resultados mostram a gama de parâmetros que permite maximizar a taxa de remoção de material da peça com um baixo desgaste da ferramenta.
Na indústria de compressores para refrigeração, o alargamento é empregado no acabamento dos furos laterais radiais do pistão, onde será alojado o pino de articulação. O objetivo deste trabalho é investigar a influência da profundidade de corte na operação de alargamento final de dois furos de um pistão fabricado pela Embraco. Neste modelo de pistão, a usinagem dos furos é interrompida por um furo transversal, onde posteriormente serão inseridos os pinos elásticos. Os resultados mostraram que a presença da interrupção, associada à geometria do alargador, pode causar alteração na qualidade dos furos. As análises de variância indicaram que as variáveis independentes não tiveram influência significativa no processo, com exceção da profundidade de corte na força de avanço. O diâmetro mais exato foi obtido em profundidades de corte de 0,10 e 0,15 mm, para o primeiro e o segundo furos, respectivamente. Os menores resultados de desvio de circularidade e rugosidade foram obtidos nas profundidades de corte intermediárias, de 0,10 e 0,15 mm. O menor valor de momento torçor e força de avanço foram obtidos na menor profundidade de corte, de 0,05 mm, sendo que a força de avanço aumentou à medida que a profundidade de corte era incrementada.
A geração de calor e a temperatura de corte de metais têm sido extensivamente estudadas usando técnicas experimentais, analíticas e numéricas, valores determinantes em relação à vida da ferramenta, à escolha de materiais, aos parâmetros de corte e às propriedades do item usinado. O principal objetivo deste trabalho é comparar a temperatura de torneamento de uma liga de alumínio, com variação da velocidade de corte e do avanço, utilizando o método experimental por inserção de termopares e o método numérico por elementos finitos.
Um problema crônico existente na linha de usinagem de um grande fabricante de motores a diesel deixou de fazer parte do item manufatura para entrar no de estatística. Assim, ficou mais fácil visualizar os fatores de influência e, a partir daí, focar as ações com maior confiabilidade para atingir o índice de capacidade real de processo mínimo. Manter o índice de capacidade real de processo para uma especificação de usinagem em desbaste acima de 1,33 na posição verdadeira e alinhamento nos mancais do eixo comando de um bloco de motor é extremamente necessário. Além de permitir a medição por amostras e frequências, também possibilita um bom acabamento dentro de especificações micrométricas no mandrilamento final. O objetivo foi atingido com a eliminação de um equipamento extremamente obsoleto, a aplicação de tecnologias mais modernas e o alcance do índice de capacidade real do processo mínimo estabelecida com um baixo investimento. O resultado foi retorno financeiro em menos de seis meses e economia operacional em torno de R$ 150 mil por ano.
Os ensaios de usinagem a seco no aço ABNT 1045, usado em micromoldes, foram conduzidos em um centro de usinagem empregando fresa de topo inteiriça com diâmetro de 0,8 mm e duas arestas de corte, revestida de nitreto de alumínio-titânio. Imagens de microscopia eletrônica de varredura revelaram que a espessura mínima de cavaco ocorreu quando o avanço por dente atingiu cerca de 25% do raio de aresta da ferramenta. Avanços abaixo deste valor não formaram cavaco e aumentaram a rugosidade da peça em virtude da deformação e de microtrincas superficiais. Para avanços maiores, o cavaco foi completamente formado e a rugosidade alcançou o mínimo quando fz foi aproximadamente igual a re, e aumentou novamente quando fz foi maior, devido às marcas de avanço e do fluxo lateral de cavaco.
Neste trabalho é feita uma análise do desgaste e das avarias em pastilhas de metal duro, motivadas principalmente pela ciclagem térmica característica do processo de fresamento do aço ABNT 1045. Os ensaios foram realizados a seco em temperatura ambiente e com ar quente aplicado na fase inativa, nas temperaturas de 100, 350 e 580°C. Também foram realizados ensaios com ar quente a 580°C e aplicação simultânea de fluido de corte por névoa. Ao final dos ensaios, as pastilhas foram analisadas em microscópio eletrônico de varredura. O aquecimento da fase inativa e a aplicação de fluido de corte por névoa foram eficazes na diminuição do desgaste de flanco nas ferramentas ensaiadas, principalmente por minimizar a quantidade de trincas de origem térmica.
A usinagem de titânio continua sendo uma atividade ainda não totalmente conhecida. Na tentativa de eliminar algumas barreiras geradas pelo próprio material, o Instituto de Tecnologia de Manufatura e Máquinas-Ferramenta da universidade alemã de Hannover avança em pesquisas na busca de soluções para a previsão de deformação no processamento da peça. A meta pode ser atingida com a automação dos processos de retrabalho para a usinagem de materiais compostos.
Na furação do aço inoxidável austenítico X5CrNi18-10, as brocas helicoidais de aço rápido e de metal duro revestidas e sem revestimento apresentam grandes diferenças de eficiência. O fornecimento do fluido refrigerante é feito pelo lado externo com baixa vazão.
Stockton, California’s Clutch & Brake Xchange is a family-owned shop that provides the construction, agriculture, and other industries with the heavy-duty parts they need to stay in motion.
Quantidades elevadas, geometrias precisas e uma ampla variedade de peças: a indústria automotiva em especial coloca a produção perante exigências elevadas. O Grupo JUNKER disponibiliza uma solução versátil através da retificadora com rebolos convencionais ZEMA NUMERIKA. Ela processa de forma confiável as mais variadas peças em todo um espectro que vai desde o eixo primário até virabrequins.
Os especialistas da Blaser Swisslube estão trazendo para o mercado fluidos refrigerantes extremamente eficientes. Mas isso não é feito antes dos produtos serem submetidos a testes rigorosos de desempenho no Centro de Tecnologia da Blaser Swisslube. O equipamento de teste agora inclui uma câmera microscópica para medir o desgaste da ferramenta com o sistema de sensor Spike da pro-micron para medir a força de corte. Isso permite uma coleta mais rápida de dados importantes para beneficiar o usuário.
Empresas brasileiras formaram uma parceria pa ...
Barreiras de proteção metálicas e com janelas ...
Profissional da área de software para gestão ...
Próxima edição de feira realizada na Ásia tra ...
Fabricante de rodas e autopeças inicia progra ...
Apesar de consolidado na indústria da mecânica de precisão, ainda não é bem compreendido o mecanismo através do qual ocorre a remoção de material da peça nem como os parâmetros operacionais influenciam o processo. Este trabalho procura investigar de que forma a folga frontal entre eletrodos influencia a descarga elétrica e o tipo de cratera erodida, em função dos principais parâmetros. Os ensaios foram conduzidos em um óleo fluido dielétrico para uma gama de tempos de impulsos de 3 a 500 µs, de tensão em vazio de 75 a 250 V, de gap entre 0,5 e 23 µm, com ferramenta de cobre E-Cu58 e peça de aço-cromo-níquel AISI 304. Foram realizados ensaios em condições laboratoriais controladas e os resultados mostram a gama de parâmetros que permite maximizar a taxa de remoção de material da peça com um baixo desgaste da ferramenta.
Na indústria de compressores para refrigeração, o alargamento é empregado no acabamento dos furos laterais radiais do pistão, onde será alojado o pino de articulação. O objetivo deste trabalho é investigar a influência da profundidade de corte na operação de alargamento final de dois furos de um pistão fabricado pela Embraco. Neste modelo de pistão, a usinagem dos furos é interrompida por um furo transversal, onde posteriormente serão inseridos os pinos elásticos. Os resultados mostraram que a presença da interrupção, associada à geometria do alargador, pode causar alteração na qualidade dos furos. As análises de variância indicaram que as variáveis independentes não tiveram influência significativa no processo, com exceção da profundidade de corte na força de avanço. O diâmetro mais exato foi obtido em profundidades de corte de 0,10 e 0,15 mm, para o primeiro e o segundo furos, respectivamente. Os menores resultados de desvio de circularidade e rugosidade foram obtidos nas profundidades de corte intermediárias, de 0,10 e 0,15 mm. O menor valor de momento torçor e força de avanço foram obtidos na menor profundidade de corte, de 0,05 mm, sendo que a força de avanço aumentou à medida que a profundidade de corte era incrementada.
A geração de calor e a temperatura de corte de metais têm sido extensivamente estudadas usando técnicas experimentais, analíticas e numéricas, valores determinantes em relação à vida da ferramenta, à escolha de materiais, aos parâmetros de corte e às propriedades do item usinado. O principal objetivo deste trabalho é comparar a temperatura de torneamento de uma liga de alumínio, com variação da velocidade de corte e do avanço, utilizando o método experimental por inserção de termopares e o método numérico por elementos finitos.
Um problema crônico existente na linha de usinagem de um grande fabricante de motores a diesel deixou de fazer parte do item manufatura para entrar no de estatística. Assim, ficou mais fácil visualizar os fatores de influência e, a partir daí, focar as ações com maior confiabilidade para atingir o índice de capacidade real de processo mínimo. Manter o índice de capacidade real de processo para uma especificação de usinagem em desbaste acima de 1,33 na posição verdadeira e alinhamento nos mancais do eixo comando de um bloco de motor é extremamente necessário. Além de permitir a medição por amostras e frequências, também possibilita um bom acabamento dentro de especificações micrométricas no mandrilamento final. O objetivo foi atingido com a eliminação de um equipamento extremamente obsoleto, a aplicação de tecnologias mais modernas e o alcance do índice de capacidade real do processo mínimo estabelecida com um baixo investimento. O resultado foi retorno financeiro em menos de seis meses e economia operacional em torno de R$ 150 mil por ano.
Os ensaios de usinagem a seco no aço ABNT 1045, usado em micromoldes, foram conduzidos em um centro de usinagem empregando fresa de topo inteiriça com diâmetro de 0,8 mm e duas arestas de corte, revestida de nitreto de alumínio-titânio. Imagens de microscopia eletrônica de varredura revelaram que a espessura mínima de cavaco ocorreu quando o avanço por dente atingiu cerca de 25% do raio de aresta da ferramenta. Avanços abaixo deste valor não formaram cavaco e aumentaram a rugosidade da peça em virtude da deformação e de microtrincas superficiais. Para avanços maiores, o cavaco foi completamente formado e a rugosidade alcançou o mínimo quando fz foi aproximadamente igual a re, e aumentou novamente quando fz foi maior, devido às marcas de avanço e do fluxo lateral de cavaco.
Neste trabalho é feita uma análise do desgaste e das avarias em pastilhas de metal duro, motivadas principalmente pela ciclagem térmica característica do processo de fresamento do aço ABNT 1045. Os ensaios foram realizados a seco em temperatura ambiente e com ar quente aplicado na fase inativa, nas temperaturas de 100, 350 e 580°C. Também foram realizados ensaios com ar quente a 580°C e aplicação simultânea de fluido de corte por névoa. Ao final dos ensaios, as pastilhas foram analisadas em microscópio eletrônico de varredura. O aquecimento da fase inativa e a aplicação de fluido de corte por névoa foram eficazes na diminuição do desgaste de flanco nas ferramentas ensaiadas, principalmente por minimizar a quantidade de trincas de origem térmica.
A usinagem de titânio continua sendo uma atividade ainda não totalmente conhecida. Na tentativa de eliminar algumas barreiras geradas pelo próprio material, o Instituto de Tecnologia de Manufatura e Máquinas-Ferramenta da universidade alemã de Hannover avança em pesquisas na busca de soluções para a previsão de deformação no processamento da peça. A meta pode ser atingida com a automação dos processos de retrabalho para a usinagem de materiais compostos.
Na furação do aço inoxidável austenítico X5CrNi18-10, as brocas helicoidais de aço rápido e de metal duro revestidas e sem revestimento apresentam grandes diferenças de eficiência. O fornecimento do fluido refrigerante é feito pelo lado externo com baixa vazão.
Stockton, California’s Clutch & Brake Xchange is a family-owned shop that provides the construction, agriculture, and other industries with the heavy-duty parts they need to stay in motion.
Quantidades elevadas, geometrias precisas e uma ampla variedade de peças: a indústria automotiva em especial coloca a produção perante exigências elevadas. O Grupo JUNKER disponibiliza uma solução versátil através da retificadora com rebolos convencionais ZEMA NUMERIKA. Ela processa de forma confiável as mais variadas peças em todo um espectro que vai desde o eixo primário até virabrequins.
Os especialistas da Blaser Swisslube estão trazendo para o mercado fluidos refrigerantes extremamente eficientes. Mas isso não é feito antes dos produtos serem submetidos a testes rigorosos de desempenho no Centro de Tecnologia da Blaser Swisslube. O equipamento de teste agora inclui uma câmera microscópica para medir o desgaste da ferramenta com o sistema de sensor Spike da pro-micron para medir a força de corte. Isso permite uma coleta mais rápida de dados importantes para beneficiar o usuário.
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