A ABPol – Associação Brasileira de Polímeros – está promovendo o curso “Estrutura e propriedade dos polímeros”, que será realizado em formato on-line nos dias 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de maio de 2025. 


O curso será ministrado por Sebastião Vicente Canevarolo Jr., professor e engenheiro de materiais com formação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre pelo PPG-CEM-UFSCar.

 

Estão programadas aulas sobre a correlação entre a estrutura química dos principais polímeros e suas propriedades, em que também serão abordados temas como os conceitos fundamentais que regem a configuração da macromolécula polimérica, seu comportamento em solução e a morfologia do estado sólido com a cristalização.


Os alunos também terão acesso a informações sobre as principais propriedades dos polímeros em apresentações dedicadas às propriedades térmicas, mecânicas e de orientação molecular cristalina, e, inclusive, os principais modos de degradação dos polímeros.

 

A programação do curso será composta por seis blocos, cada um com duração de quatro horas. As aulas terão início às 8 horas, com término previsto para às 11h45.

 

Nesta página podem ser feitas as inscrições, com opção para aquisição do livro “Ciência dos polímeros”, 4ª edição, editora Artliber, 2024, principal referência bibliográfica deste curso.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagens: ABPol/Divulgação.

 

Você também pode gostar:

 

Matéria-prima – fichas técnicas com características, propriedades e aplicações de polímeros.

 

Artigos técnicos sobre diversos temas do setor de plásticos

 

#ABPol #PlásticoIndustrial #CursoOnline



Mais Notícias PI



Resinas de engenharia aprovadas em teste de trilhamento a 900 V

Materiais à base de policarbonato e blendas da NexPoint alcançaram o topo de desempenho previsto na norma UL 2597, garantindo parâmetros de segurança para o isolamento em aplicações elétricas de alta tensão.

22/09/2026


Kiefel traz ao mercado brasileiro termoformadora para pequenas escalas

Apresentada na Interplast, a KVD 82 atua com força de fechamento de 500 kN e é uma alternativa para transformadores que necessitam de flexibilidade na produção de embalagens termoformadas.

22/09/2026


Relatório técnico reafirma a adequação do poliestireno para embalagens alimentícias

A estabilidade química do polímero garante aplicação segura em embalagens e viabiliza processos de reciclagem mecânica e química.

22/09/2026